A QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO DA SAÚDE
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Palavras-chave

Qualidade na Administração Pública
Modernização
E-gov
Saúde

Como Citar

Quintas, D. T. R., de Oliveira Mendes, I., Correia, P. M. A. R., & Serra, A. D. C. S. (2023). A QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO DA SAÚDE: A PANDEMIA COMO PROPULSOR DE NOVOS PROCESSOS DE MODERNIZAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE. Synesis (ISSN 1984-6754), 15(3), 48–68. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2411

Resumo

Recentemente Portugal e o mundo foram assolados por uma pandemia. Os Estados viram-se confrontados com a necessidade de se adaptarem e elaborarem soluções de várias dimensões para dar resposta às exigências da sociedade e dos desafios que se colocaram de forma abrupta. Neste artigo pretende-se avaliar se as perceções das medidas implementadas na saúde em Portugal na área do e-Government foram ou não de qualidade na ótica dos utilizadores/cidadãos. Promoveu-se uma revisão histórica dos vários modelos de governação e a sua interação com os cidadãos, bem como os processos de modernização na área da saúde relacionadas com as TIC. A recolha de dados foi elaborada com a aplicação de inquérito por questionário dirigido à população em geral. Como conclusões sumárias constatamos que a população, no geral, tende a ter certas dificuldades de interação com as TIC, bem como com a nova realidade digital na área da saúde, havendo uma preferência por uma saúde mais convencional através dos canais mais habituais. Importa também apostar num amplo processo de sensibilização, formação e comunicação do uso das TIC na saúde, para uma maior literacia tecnológica e digital da população, o que poderá potenciar serviços mais eficientes, mais eficazes, mais próximos e de maior qualidade percebida pelo utente/cidadão.

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