https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/issue/feedSynesis (ISSN 1984-6754)2025-04-22T12:18:22+00:00Sergio Sallessergio.salles@ucp.brOpen Journal Systems<!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics --> <p>Synesis, uma distinta revista sob os auspícios do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis, é publicada desde 2009. É dedicada a promover a excelência acadêmica por meio da disseminação de pesquisas originais e artigos em um amplo espectro das humanidades. Refletindo as diversas disciplinas acadêmicas do centro, a Synesis abraça uma ampla gama de assuntos, incluindo filosofia, teologia, história, literatura, educação e música. A revista visa servir como um fórum vibrante para o diálogo interdisciplinar, incentivando contribuições que explorem as intersecções desses campos, abordem questões contemporâneas sob uma perspectiva humanística e contribuam para o enriquecimento do conhecimento e compreensão humanos. A Synesis compromete-se a publicar artigos perspicazes que reflitam pesquisas rigorosas, metodologias inovadoras e um profundo engajamento com as humanidades, visando inspirar acadêmicos, profissionais e estudantes igualmente.</p>https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/3253DESAFIOS ÉTICOS NA BIOTECNOLOGIA2025-03-06T17:16:38+00:00Olexii Varypaievvarypaev@ukr.netNataliia Serohinanatali_seryogina@ukr.netNataliia Serediuksereduk.n.g@gmail.comIryna Dorozhkopsychotherapy16@gmail.comOksana Silvestrovaoksanau.silvestrova@gmail.com<p>A biotecnologia está a provocar avanços rápidos que oferecem novas perspectivas nos domínios da medicina, da agricultura e da energia, mas também tem levantado várias questões éticas que necessitam de uma regulamentação adequada. Todas estas questões têm um grande potencial de desigualdade social e de controvérsia moral, especialmente as que se prendem com a edição do genoma, a utilização de OGM, a clonagem e o melhoramento genético. O objetivo do estudo é examinar os limites éticos e filosóficos em que se pode justificar a intervenção biotecnológica e formular formas de a regular. A metodologia consiste na análise comparativa de documentos regulamentares, de conceitos éticos e da publicação de ciência relacionada com a biotecnologia. Além disso, inclui uma análise estrutural e lógica da influência da biotecnologia nas normas sociais e morais. Os resultados do estudo indicam a necessidade de uma distinção clara entre a utilização terapêutica e a utilização avançada das biotecnologias, bem como o reforço do controlo institucional e a harmonização das normas internacionais de bioética. A análise concluiu que, sem uma abordagem regulamentar única, existem riscos éticos e sociais relacionados com a disponibilidade da biotecnologia e a questão da autonomia individual e dos riscos associados às consequências a longo prazo da modificação genética. A importância prática do trabalho consiste no desenvolvimento de recomendações para a política de regulamentação de uma política reguladora responsável pela utilização das inovações biotecnológicas. A investigação futura deve ser orientada para a avaliação dos efeitos reais da biotecnologia sobre as normas sociais e para a formulação de mecanismos éticos de dissuasão de possíveis ameaças.</p>2025-03-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Synesis (ISSN 1984-6754)https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/3251FILOSOFIA DO BUDISMO THERAVADA2025-03-02T18:46:53+00:00Hanh Huu Lamhanhlam.lhh@gmail.comKhue Dinh Phamkhuepd@hau.edu.vn<p>O Budismo Theravada é há muito considerado a religião étnica da comunidade Khmer no sul do Vietname. A sua profunda influência permeia a sua vida espiritual, abrangendo vários aspectos como a moralidade, os costumes e as tradições, a educação, as crenças religiosas, etc. Os valores espirituais surgiram e foram incutidos a cada indivíduo e a cada comunidade, tornando-se parte integrante da sua vida quotidiana e satisfazendo as necessidades espirituais cada vez maiores da comunidade Khmer no sul do Vietname. De facto, o fundamento ético do Budismo Theravada consiste nos preceitos ensinados por Buda, que orientam os indivíduos para uma conduta virtuosa e afastam as acções erradas. Esta base promove igualmente os bens da humanidade, conduzindo à tranquilidade e à felicidade de todos os seres. A ética budista está em relação intrínseca com o modo de vida do povo Khmer, moldando os seus ideais, comportamentos e interações sociais. Na sua essência, a ética budista Theravada constitui o núcleo da ética Khmer.</p>2025-03-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Synesis (ISSN 1984-6754)https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/3213EXISTENTIALISM IN VIETNAM2024-12-27T19:04:40+00:00Hue Nhu Thi Nguyenhuenhuthinguyen@gmail.com<p>Este estudo examina a manifestação do existencialismo no Vietnã, com foco em sua influência na literatura, moralidade, estilo de vida e implicações para a educação contemporânea de valores. O existencialismo, um profundo movimento filosófico, impactou significativamente paisagens intelectuais e culturais globais, incluindo o Vietnã. As obras literárias vietnamitas frequentemente retratam a vida como vazia, monótona e repleta de solidão e perda de identidade, refletindo temas existencialistas. Enfatizando a existência humana, liberdade e responsabilidade, o existencialismo moldou escolhas morais e de estilo de vida no Vietnã. Usando metodologias qualitativas como análise de documentos, métodos comparativos, síntese de literatura e análise lógica e histórica, esta pesquisa explora temas existencialistas na literatura vietnamita e seus impactos na moralidade e estilo de vida. As descobertas destacam a influência significativa do existencialismo na literatura, moralidade e estilo de vida vietnamitas, retratando temas de vazio, perda de identidade e ansiedade existencial. Embora o existencialismo promova a responsabilidade individual e a existência autêntica, às vezes leva ao desrespeito aos padrões sociais e morais. O estudo sugere a integração de valores tradicionais com ideais existencialistas na educação contemporânea de valores para abordar a condição humana e enfatizar o desenvolvimento espiritual na era da ciência e da tecnologia.</p>2025-03-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Synesis (ISSN 1984-6754)https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/3252A IDEOLOGIA DA MUNDIVIDÊNCIA E DA PERSPECTIVA DE VIDA NA FILOSOFIA DE MINH MENH2025-03-03T16:33:21+00:00Dinh Quang Thanhdinhquangthanhvn@gmail.com<p>Minh Menh não foi apenas um brilhante político e estratega militar, mas também um distinto filósofo cujo legado intelectual moldou profundamente o pensamento vietnamita. A sua filosofia, baseada na sua visão do mundo, enfatizava o “Mandato do Céu” e oferecia uma visão abrangente da vida, da governação e da sociedade. A abordagem de Minh Menh à liderança estava intrinsecamente ligada à sua compreensão do povo, ao seu empenhamento na integridade política e aos seus elevados padrões éticos. Os seus famosos “Dez Mandamentos” reflectiam a sua profunda preocupação com a conduta moral e as obrigações de liderança. Através destes princípios, o seu objetivo era construir uma sociedade justa e harmoniosa. As ideias filosóficas de Minh Menh não foram desenvolvidas isoladamente; foram o produto de um estudo rigoroso e de uma abordagem metódica para compreender as complexidades da governação e da sociedade. Utilizou uma combinação de observação empírica e análise teórica, estudando os precedentes históricos e as condições sócio-políticas do seu tempo para fundamentar os seus pontos de vista. Os seus métodos envolviam uma síntese cuidadosa dos ensinamentos confucionistas, taoístas e budistas, bem como percepções práticas das suas próprias experiências como governante, criando uma mistura única de reflexão teórica e aplicação prática na governação.</p>2025-03-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Synesis (ISSN 1984-6754)https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/3285A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE PODER2025-04-22T12:18:22+00:00Vitalina Tarasovasuperativ@gmail.comOlga Rakolha.y.rak@lpnu.uaNataliia Didenkodidenko73y@gmail.comZoia Komarovakomarova_zoya@ukr.netMaryna Goriunova mgoriunova@gmail.com<p>A linguagem é amplamente reconhecida como um instrumento de poder, especialmente no contexto da transformação sociopolítica, da formação da identidade nacional e da agressão russa em larga escala na Ucrânia. Este estudo visa identificar e analisar os mecanismos discursivos pelos quais a linguagem constrói relações de poder no discurso político ucraniano contemporâneo, além de avaliar o impacto de fatores históricos e socioculturais em seu desenvolvimento. Aplicou-se o método qualitativo de análise do discurso. Após a triagem de relevância e validação final, 73 textos foram selecionados para análise. Os resultados revelam que o discurso político ucraniano opera nos níveis filosófico e sociolinguístico. Filosoficamente, envolve estetização, simbolismo e normalização. Sociolinguisticamente, reflete o bilinguismo histórico e o conceito de capital linguístico. O discurso utiliza ferramentas linguísticas como apelo retórico, metáfora, eufemismo, repetição, referência histórica, polarização, voz passiva e hipérbole, as quais funcionam para exercer e manter o poder na sociedade. Entre as ferramentas mais frequentes estão o eufemismo, a metáfora e o apelo retórico. O discurso político contribui para formar imagens públicas positivas e negativas. As representações positivas baseiam-se em apelos patrióticos, heroização, legado histórico, narrativas de sucesso e pronomes inclusivos. Imagens negativas surgem por meio de enquadramento de crise, apelos ao medo, demonização do inimigo, linguagem acusatória e comparações manipuladoras. Concluindo, este estudo contribui para a teoria contemporânea do discurso, demonstrando a interação entre linguagem, identidade nacional e poder político, além de oferecer implicações práticas para a comunicação política na Ucrânia.</p>2025-05-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Synesis (ISSN 1984-6754)https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/3284COMPREENSÃO FILOSÓFICA DA IDENTIDADE CULTURAL EM UM MUNDO GLOBALIZADO2025-04-22T12:11:48+00:00Myroslav Bugrovmyroslav.bugrov@knu.uaNazip Khamitovnez.swetly@ukr.netSvitlana Krylovalana.swetly@gmail.comMarharyta Berezhnamargaret.berezhna@gmail.comValentyna Drotenkodrvaliv@gmail.com<p>A disseminação de ideologias xenófobas, a “virada à direita” na política e os riscos de homogeneização global das culturas contribuem para a relevância do problema. A falta de compreensão da relação entre a globalização e as identidades culturais, bem como dos possíveis pontos de conflito entre elas, pode levar a surtos de xenofobia e racismo na vida cotidiana e política. O objetivo do estudo é entender o impacto dos processos de globalização sobre as identidades culturais contemporâneas. O estudo usa uma abordagem abrangente, bem como um método fenomenológico e uma análise conceitual e contextual. São identificados sete fatores que influenciam a formação da identidade cultural. O impacto da globalização sobre esses fatores é analisado. É demonstrado como, no nível antropológico, a interação harmoniosa de identidades culturais e globalizadas determina a possibilidade de beleza individual de uma pessoa, suas práticas e eventos comunicativos. Essa influência tem um impacto tanto positivo quanto negativo na sociedade metamoderna. As identidades nacionais estão sendo niveladas, e a reação a isso é uma manifestação de sentimentos xenófobos. Por outro lado, a identidade está se tornando multicultural, o que lhe dá um novo significado. Em geral, este estudo descreve a dialética do nacional e do transnacional no mundo moderno e será útil para filósofos, cientistas políticos, sociólogos, estudos culturais e psicólogos que estudam o problema da identidade e as consequências da globalização.</p>2025-05-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Synesis (ISSN 1984-6754)