A revista Synesis utiliza um processo de revisão por pares às cegas para avaliar as submissões para publicação. O processo é o seguinte:
- Os autores devem enviar suas contribuições eletronicamente por meio do site da Synesis, seguindo o processo de cinco etapas descrito nas "Diretrizes para Autores".
- Após a submissão, o(s) autor(es) deve(m) seguir o processo de avaliação no site da Synesis, que pode levar entre 30 e 60 dias.
- O processo de avaliação começa com o editor responsável atribuindo um editor associado ou convidado para ser responsável pela detecção de plágio e indicação dos avaliadores ou árbitros.
- O editor designado ou convidado avaliará a aderência da submissão às diretrizes e normas da revista antes de submetê-la a dois avaliadores ou revisores por pares, iniciando a primeira rodada de avaliação.
- Os avaliadores podem ser membros do Conselho Consultivo da Synesis ou convidados externos da equipe editorial, garantindo que a qualidade científica das publicações seja mantida.
- O(s) autor(es) será(ão) informado(s) da decisão dos avaliadores após a primeira rodada de avaliação, e se a aprovação condicional for concedida, eles terão sete dias para fazer os ajustes necessários à sua contribuição de acordo com as observações do avaliador.
- O editor responsável pelo processo de avaliação determinará se uma segunda rodada de revisão é necessária para as contribuições aprovadas condicionalmente.
- O processo de revisão por pares só termina quando todas as correções exigidas pelos avaliadores forem aceitas na versão final do artigo pelos autores.
Durante todo o processo de avaliação, a confidencialidade e o anonimato tanto dos autores quanto dos revisores são garantidos. Para garantir isso, os autores, editores e revisores devem seguir as seguintes precauções para documentos eletronicamente submetidos no site da revista:
- Os autores devem excluir quaisquer referências que possam levar à sua identificação de seu documento.
- Nos documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento, selecionando "Arquivo" no menu principal, clicando em "Salvar como", selecionando "Ferramentas" ou "Opções" em um Mac e, em seguida, selecionando "Opções de segurança". Em seguida, a opção "Remover informações pessoais do arquivo ao salvar" deve ser selecionada, seguida de "OK" e "Salvar".
- Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das "Propriedades do documento" em "Arquivo" no menu principal do Adobe Acrobat.
A decisão final de aceitar as contribuições para publicação depende da recomendação dos árbitros, da conformidade dos autores com os ajustes necessários e da aprovação final do Editor da Synesis.