Abstract
O contexto dinâmico que rodeia o ensino superior coloca desafios constantes à atividade desenvolvida pelas Instituições de Ensino Superior (IES). As IES são hoje desafiadas a adaptar-se constantemente à evolução dos tempos tendo em conta o forte ambiente competitivo onde se inserem, onde é acérrima a concorrência pela captação de novos estudantes. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre os fatores com potencial impacto na atratividade das IES nacionais. É desenvolvida uma análise à capacidade de atração das IES universitário nacionais através de dados facultados pela DGES do Concurso Nacional de Acesso (CNA) de cada ano letivo do período temporal que se pretende analisar, entre 2010 a 2015. Com o presente estudo conclui-se que na maioria das vezes os estudantes optam por se candidatar a IES localizadas na sua região de origem, a oferta formativa e a empregabilidade foram diversas vezes referidas como fatores que influenciam a escolha dos estudantes, a satisfação dos estudantes é essencial para que uma IES se possa afirmar como uma das melhores. Também a reputação e prestígio da uma IES deve ser promovida, ao lado da imagem das IES que deverá ser cuidadosamente construída ao longo do tempo. No que respeita à internacionalização, é um fenómeno inegável no contexto de ensino superior. Como linhas de investigação futura, seria interessante entrevistar uma amostra dos 25% melhores estudantes que se candidataram às diferentes instituições, numa tentativa de explorar os fatores que foram determinantes nessa escolha.