Resumo
Os Recursos Humanos são um fator de produção que tem uma grande contribuição para o crescimento econômico de um país. A Indonésia é um país com a quarta maior população do mundo, depois da China, Índia e Estados Unidos. A Indonésia tem uma contribuição de cerca de 40% da população e dos recursos humanos para a ASEAN. O crescimento econômico da Indonésia ainda está atrasado em relação à comparação de Cingapura, Malásia e Tailândia. Este estudo visa determinar o desenvolvimento dos recursos humanos na Indonésia contra a ASEAN. O método de pesquisa utilizado é a pesquisa descritiva, analisando a existência e o desenvolvimento dos recursos humanos indonésios em relação à ASEAN. Este estudo utiliza dados provenientes do Banco Mundial, Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), e do Fórum Econômico Mundial (FEM). Há três ferramentas de medição que servem como diretrizes para medir a qualidade dos recursos humanos, a saber, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Capital Humano (ICH) e Capital Humano Global (CHG). Os resultados deste estudo indicam que a qualidade de vida da população, qualidade de trabalho e produtividade do trabalho dos recursos humanos indonésios são inferiores às de Cingapura, Malásia e Tailândia. O desenvolvimento dos recursos humanos indonésios pode ser feito através da melhoria dos setores de educação, prosperidade e saúde.
Referências
Bangun, Wilson. (2020). Employee Production Factor in Economic Development (A Study in Indonesia). Journal of Computational and Theoretical Nanoscience, p. 859–863.
Bangun, Wilson. (2021). Competitiveness and Human Resource of Indonesian on ASEAN Economic Community. Review of International Geographical Education Online, p. 1445-1452.
Harbison, F. H. (1973). Human Resource as the Wealth of Nation. . Oxford: Oxford University Press.
Human Development Report. (2013). The Rise of The South Human Progress in a Diverse World. Publish For The United Nation Devolopment Programs.
Jhingan ML. (1983). The Economics of Development and Planning. New delhi: Vicas Publishing House Ltd.
Jhingan, M. L. (1983). The Economics of Development and Planning. New Delhi: Vicas Publishing House.
T.W. Schultz. (1961). Investment in Human Capital. AFR.
World Bank. https://www.worldbank.org, 2019.
World Economic Forum. Global Human Capital Report. https://weforum.o, 2017.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Synesis (ISSN 1984-6754)