AS BASES NORMATIVAS DA EDUCAÇÃO
PDF/A

Palavras-chave

Liberalismo. Comunitarismo. Educação. Cidadania. Currículo Comum.

Como Citar

Rohling, M. (2022). AS BASES NORMATIVAS DA EDUCAÇÃO: O LUGAR DA EDUCAÇÃO NA CRÍTICA COMUNITARISTA DO LIBERALISMO. Synesis (ISSN 1984-6754), 14(1), 102–128. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2157

Resumo

Pretende-se, nesse trabalho, discutir o lugar que a educação ocupa no debate entre liberais e comunitaristas. Com este objetivo, o texto é dividido em três partes, a saber: na primeira parte, apontam-se as dificuldades para que se demarquem os partidários das correntes liberal e comunitarista, de um lado, destacando o liberalismo igualitário e o libertarianismo e, de outro, discutindo as principais críticas que o comunitarismo faz ao liberalismo. Na segunda parte, explora-se o lugar da educação na crítica comunitarista, definindo a concepção de educação e de escola, assim como a ideia de educação para a cidadania e a nececssidade de um currículo comum. Finalmente, na última parta, aponta-se para a agenda comunitarista na educação.

PDF/A

Referências

ARTHUR, James. Communitarianism. In: ARTHUR, J & PETERSON. A. The Routledge Companion to Education. London and New York: Taylor e Francis, 2012.

______. Communitarianism: What are implications for education?, Educational Studies, Vol. 24, Issue 3, Nov, 1998.

______. & BAILEY, Richard. Schools and Community. The Communitarian Agenda in Education. London and New York: Taylor & Francis, 2002.

BRIGHOUSE, Harry. Liberalismo e Política da Educação Pública: Entrevista com Harry Brighouse por Michael F. Shaughnessy e Mitja Sardoč. In: GHIRALDELLI JR, P.; SHAUGHNESSY, M. F.; SARDOC, M.; BENDASSOLLI, P. F. (Orgs.). Filosofia, Educação e Política. Rio de Janeiro: DPA, 2003.

______. On Education. New York: Taylor & Francis e-Library, 2006.

______. School Choice and Social Justice. Oxford: Oxford University Press, 2000.

CALLAN, E. Creating Citizens: Political Education and Liberal Democracy. Oxford: Clarendon Press, 1997.

CARDIM, C. H. Prefácio. In: RAWLS, J. O Liberalismo Político. São Paulo: Editora Ática, 1999.

CARR, David. El Sentido de la Educación. Uma Introducción a la Filosofía y a la Teoría de la Educación y de la Enseñanza. Barcelona: Editotial GRAÓ, 2005.

COSTA, M. Victoria. Rawls, Citizenship, and Education. New York: Taylor & Francis, 2011.

______. Rawlsian Civic Education: Political not Minimal. Journal of Applied Philosophy, Vol. 21, nº. 1, p. 1-14, 2004.

DICKSON, Elizabeth. A Communitarian Theory of the Education Rights of Students with Disabilities. Educational Philosophy and Theory, Vol. 44(10), p. 1093-1109, 2011.

ETZIONI, Amitai. La Tercera Via: hacia una buena sociedad. Propuestas desde el comunitarismo. Madrid: Trotta, 2001.

______. The Spirit of Community: the reinvention of American society. New York: Touchstone, 1993.

______. The Common Good. Cambridge: Polity Press, 2004.

FORQUIN. Jean-Claude. La Critique Communautarienne du Libéralisme et ses Implications Possibles pour l'Éducation. Revue Française de Pédagogie, n° 143, p. 113-139, avril-juin, 2003.

GALSTON, W. Civic Education in the Liberal State. In: ROSENBLUM (Org.) Liberalism and Moral Life. Cambridge (Mass) and London: Harvard University Press, 1989.

GUTMANN, Amy. Democratic Education. Ed. Rev. Princeton: Princeton University Press, 1999.

JUÁREZ, Rodrigo S. El Concepto de Ciudadanía en el Comunitarismo. Revista Mexicana de Derecho Constitucional, Núm. 23, Jul-Dec, p. 153-74, 2010.

KEENEY, Patrick. Liberalism, Communitarism and Education: Reclaiming Liberal Education. Hamshire: Ashgate, 2007.

KYMLICKA, Will. Filosofia Política Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

______. Multicultural Citizenship: A Liberal Theory of Minority Rights. Oxford, Clarendon Press, 1995.

LEVINSON, M. The Demands of Liberal Education. Oxford: Oxford University Press, 1999.

MACEDO, Stephen. Liberal Civic Education and Religious Fundamentalism: The Case of God v. John Rawls?. Ethics, Vol. 105, No. 3, p. 468-496, Apr., 1995.

______. Diversity and Distrust: Civic Education in a Multicultural Society. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2000.

MACINTYRE, Alasdair. Alasdair MacIntyre on Education: In Dialogue with Joseph Dunne. Journal of Philosophy of Education. 36 (1), p. 1-19, 2002.

______. Aquinas’s Critique of Education: Against his own Age, Against ours. In RORTY O. (Ed.). Philosophers on education: New historical perspectives. London: Routledge, 2005.

______. Depois da Virtude: um Estudo em Teoria Moral. Bauru: EDUSC, 2001.

______. Justiça de Quem? Qual racionalidade? 3ª. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

______. I’m not a Communitarian, But ... The Responsive Community 1, pp. 91–92.

_______. The Idea of an Educated Public. Education and Values. Ed. Graham Haydon. London: University of London, 1987.

______. The End of Education: The Fragmentation of the American University. Commonweal. Nº 133. V. 18. Oct. 20, p. 10-14, 2006.

______. Three Rival Versions of Moral Enquiry: Encyclopaedia, Genealogy, and Tradition. Indiana: University of Notre Dame, 1990.

MATTEUCCI, N. Liberalismo. In: BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, N., & PASQUINO, G. Dicionário de Política. 11ª ed. Brasília: Editora UnB, 1998.

MULHALL, S. & SWIFT, A. Liberals and Communitarians. Oxford: Blackwell Publishing, 1992.

MURPHY, Mark. Alasdair MacIntyre. Cambridge: Cambridge Press, 2003.

NAVAL, Concepcion. Educar Ciudadanos. La Polémica Liberal-Comunitarista en la Educación. 2ª Ed. EUNSA: Pamplona, 2000.

NOZICK, Robert. Anarquia, Estado e Utopia. Editora Jorge Zahar: Rio de Janeiro, 1991.

NUSSBAUM, Martha. Not For Profit. Why Democracy needs the Humanities. Princeton: Princeton University Press, 2010.

OLIVEIRA, N. Revisitando a Crítica Comunitarista ao Liberalismo: Sandel, Rawls e Teoria Crítica. Síntese - Rev. de Filosofia, Vol. 41, Nº. 131, p. 393-413, 2014.

PETRUCCIANI, S. Modelos de Filosofia Política. São Paulo: Paulus, 2014.

RAWLS, John. A Theory of Justice. Cambridge: Harvard University Press, 1971.

______. Justiça como Equidade: uma Reformulação São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. O Liberalismo Político. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

______. O Liberalismo Político. São Paulo: Editora Ática, 1999.

______. Political Liberalism. New York, NY: Columbia University Press, 1993.

RODRÍGUEZ, Rubén BENEDICTO. Liberalismo y Comunitarismo: Un Debate Inacabado. STVDIVM. Revista de Humanidades, 16, pp. 201-229, 2010.

ROHLING, M. O Comunitarismo e a Educação: Algumas Considerações. In: WERLE, Denílson; PIROLI, Diana; BORBA, Eduardo; SELL, Jorge A.; ALI, Nunzio; XAVIER, Raquel B. C. (Org.). Justiça, Teoria Crítica e Democracia. Florianópolis: Nefiponline, 2017, v. 1, p. 262-280.

______. Da Formação Moral à Educação Cívica. A Educação e o Liberalismo Político de Rawls. In: BORBA, E.; WERLE, D. L.; CIPRIANI XAVIER, Raquel. B.; PIROLI, D.; ALI, N.; SELL, J. A. (Org.). Justiça, Teoria Crítica e Democracia. Vol. II. Florianópolis: Nefipoonline, 2018.

SANDEL, Michael. O Liberalismo e os Limites da Justiça. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.

SILVA, Sidney R. A Concepção Comunitarista da Democracia e a Educação. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos, UFSCar). Vol. 3, Núm. 1, p. 111-26, mai, 2009.

TAYLOR, Charles. Argumentos Filosóficos. São Paulo: Loyola, 2000.

______. As Fontes do Self. A Construção da Identidade Moderna. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2011a.

______. A Ética da Autenticidade. São Paulo: É Realizações, 2011b.

______. El Multiculturalismo y la Política del Reconocimiento. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 1993.

______. Los Problemas de la Sociedad Multicultural (Entrevista dada a María Elósegui). Debats, nº 47, p. 41-6, 1994

THEOBALD, Paul & SNAUWAERT, Dale T. Editors’ Introduction. Peabody Journal of Education, Vol. 70, No. 4, Education and the Liberal-Communitarian Debate (Summer, 1995), pp. 1-4.

THIÉBAULT, C. Los Límites de la Comunidad. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1994.

YOO, Jae-Bong. The Self and Society in Education: A Communitarian View. SNU Journal of Education Research, vol.10, p. 1-17, 2000.

WALZER, Michel. A Decent Education (Editor’s Page). Dissent (New York), p. 4, Fall 2001.

______. All God’s Children Got Values. Dissent (New York), p. 35-40, Spring, 2005.

______. Education for a Democratic Culture: I. Dissent (New York), p.107-21, Spring, 1959a.

______. Education, Democratic Citizenship and Multiculturalism. Journal of Philosophy of Education, Vol. 29, issue 2, p. 181-9, 1995.

______. Esferas da Justiça: uma Defesa do Pluralismo e da Igualdade. Trad. Bras. Jussara Simões São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Moral Education and Democratic Citizenship. In: CALVERT (Org.) To Restore American Democracy: Political Education and the Modern Universty. Lanham: Rowman & Littlefiel Publishers, 2006.

______. Paul Goodman’s Community of Scholars. Dissent (New York), p. 21-7, Winter 1964.

______. Política e Paixão: Rumo a um Liberalismo mais Igualitário. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

______. Politics and Passion. Yale University Press, 2004.

______. Spheres of Justice: An Defense of Pluralism and Equality. Oxford: Blackwell, 1983.

______. The American School: II. Dissent (New York), p. 223-36, Summer, 1959b.

WEINSTOCK, Daniel. Communitarianism. In: MANDLE, Jon & REIDY, David (Org.). The Cambridge Rawls Lexicon. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

WERLE, Denilson. L. O Liberalismo Contemporâneo e seus Críticos. In:

MELO, R.; RAMOS, F. C.; FRATESCHI, Y. (Org.). Manual de Filosofia Política. São Paulo: Saraiva, 2012.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Synesis (ISSN 1984-6754)

Downloads

Não há dados estatísticos.