Resumo
Este artigo investiga sistematicamente o conceito taoísta de “Wu wei – Ação através da não ação” (無為), enraizado na filosofia chinesa antiga, especialmente por meio de dois textos canônicos: o 道德经 – Dao De Jing de 老子 – Lǎo Zǐ e o 南华经 – Nan Hua Jing de 庄子 – Zhuāng Zǐ. Dentro de seu contexto filosófico original, Wu wei – Ação através da não ação não implica passividade ou inação, mas sim denota uma maneira de agir pela ordem natural (Dao), rejeitando a força coercitiva e a intervenção excessiva, enquanto enfatiza a humildade, a autorregulação e a harmonia com todos os seres. Representa uma forma profunda de sabedoria prática com implicações ontológicas e éticas. Com base na análise desse sistema ideológico, o artigo explora ainda mais o processo de adaptação cultural e a influência de Wu wei – Ação por meio da não ação no contexto histórico e cultural do Vietnã, desde o período de dominação chinesa até as dinastias Lý-Trần, e nas tradições espirituais e políticas dos intelectuais vietnamitas. O conceito também permeia crenças populares, literatura vernacular e filosofias de governança. Nesse processo, Wu wei – Ação por meio da não ação foi localizado e sintetizado em um modo vietnamita distinto de conduta ético-política, integrando ideais de tranquilidade, autonomia moral e harmonia social. O artigo argumenta que, na cultura vietnamita, Wu wei – Ação por meio da não ação não é meramente um conceito metafísico, mas também um símbolo de valor humanístico, moldando padrões indígenas de pensamento e vida moral, e continuando a ter relevância para a sociedade vietnamita moderna.
Referências
Ames, Roger T., & Hall, David L. (2003). Dao De Jing: A Philosophical Translation. Ballantine Books.
Dieu, P. V. (1995). Nguyen Binh Khiem – Man and thought. Hanoi: Social Sciences.
Giau, T. V. (Editor-in-Chief, 2003). Vietnamese philosophical thought in the early Le - Mac - Le Trung Hung period. Hanoi: National Politics Truth.
Graham, Angus (1981). Chuang-Tzu: The Inner Chapters. Hackett Publishing.
Hansen, Chad (1992). A Daoist Theory of Chinese Thought: A Philosophical Interpretation. Oxford University Press.
Hinh, N. D. (1995). Taoism and Its Influence in Vietnam. Hanoi: Social Sciences.
Huou, T. D. (1998). Lectures on the History of Vietnamese Thought. Hanoi: Education.
Huou, T. D. (2005). History of Vietnamese Thought. Hanoi: Vietnam National University, Hanoi.
Kohn, Livia (1992). Early Chinese Mysticism: Philosophy and Soteriology in the Taoist Tradition. Princeton University Press.
Kohn, Livia (2001). Daoism and Chinese Culture. Three Pines Press.
Lao Tzu (translator: Nguyen Hien Le, 2003). Dao De Jing. Literature Publishing House.
Maspero, Henri (1971). Le Taoïsme et les religions chinoises. Gallimard.
Mair, Victor H. (1994). Wandering on the Way: Early Taoist Tales and Parables of Chuang Tzu. University of Hawaii Press.
That, L. M. (2014). Buddhist Thought and the Formation of Vietnamese Philosophy of Life. Vietnam: Ho Chi Minh City.
Zhuāng Zǐ. (translator: Nguyen Duy Can, 2002). Trang Tu ( 南华经-Nan Hua Jing). Vietnam: Ho Chi Minh City.
Van, V. H. (2020). Taoism and its manifestations in Vietnamese folk beliefs. Hanoi: National Politics.
Van, V. H. (2022). The influence of Taoism on the folk beliefs of the Vietnamese. The Russian Journal of Vietnamese Studies 6(4), pp. 51-60. DOI: https://doi.org/10.54631/VS.2022.64-111099
Van, V. H. (2023). Vietnamese People’s Customs of Worshiping the Soul: Concept, Content and Current Changes. The Russian Journal of Vietnamese Studies 7(3-2). pp. 67-77. DOI: https://doi.org/10.54631/VS.2023.732-123534
Van, V. H. . (2023). Values and Limitations of Lao Tzu’s Dialectic Ideology in The World. Synesis, 15 (1), 366–381. Retrieved from https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2669

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Synesis (ISSN 1984-6754)