Resumo
Taoísta é um movimento filosófico significativo na história da antiga ideologia chinesa. Tem uma profunda influência não apenas na cultura da China, mas também na ideologia e nas tradições culturais de muitos países asiáticos. A formação e o desenvolvimento da escola de filosofia taoísta estão associados aos nomes de muitos grandes filósofos, como Lao Tzu, Duong Tzu, Trang Tzu, etc. Lao Tzu é o ancestral da escola taoísta. Lao Tzu é um fenômeno único na história da filosofia da China antiga. Ele é considerado o ideólogo “meio-mito” do mundo, o dialético número um de toda a filosofia oriental. Sua ideologia é expressa em apenas cerca de 5.000 palavras do Tao Te Ching, mas deixou uma profunda impressão em muitas gerações a partir de agora. A pesquisa de documentos antigos e estudos acadêmicos nos últimos cem anos mostra que a ideologia dialética de Lao Tzu sobre o mundo valoriza muito o desenvolvimento da ideologia oriental. Com base na análise de documentos antigos, julgamentos e avaliações de estudiosos, especialmente o estudo do Tao Te Ching, este estudo esclarece a ideologia dialética de Lao Tzu sobre o mundo e determina o valor dessa ideologia; ao mesmo tempo, aponta algumas limitações para que os leitores possam ter uma visão mais abrangente da ideologia dialética de Lao Tzu em particular e da ideologia taoísta em geral.
Referências
CAO XUAN HUY. Eastern ideology evokes points of reference. Hanoi: Culture Publishing House, 1995.
CHI-YU JEN & CHAO-PENG CHUNG (eds.). Tao-Tsang t’i-yao [Synopsis of the Taoist Cano]. Peking: Chung-kuo she-hui k’o-hsüeh ch’u-pan she, 1991.
History of Sima Thien. Hanoi: Literature, 2003.
HO FUSAN (ed.). Great Chinese Taoism dictionary. Beijing: Social Science, 1995.
INSTITUTE OF PHILOSOPHY. Lectures on the history of philosophy, Vol.1. National Political Publishing House, Hanoi, 1994.
LAO TZU. Đạo Đức Kinh (Tao Te Ching) (Translated by Phan Ngoc). Hanoi: Literature Publishing House, 2001.
LY MINH TUAN. Lao Tzu Tao Te Ching explains. Hanoi: Phuong Dong, 2010.
NGUYEN HIEN LE. Lao Tzu. Đạo Đức Kinh (Tao Te Ching). Hanoi: Culture Publishing House, Hanoi, 1998.
NGUYEN UOC. Outline of Oriental Philosophy. Hanoi: Tri Thuc, 2009.
NHAN TU NGUYEN VAN THO. Lao Tzu and the Spiritual Mysterious Path. Retrieved from http://nhantu.net/TonGiao/LaotuConduongHNTL.htm, 2015.
PHAN NGOC. Vietnamese cultural identity. Hanoi: Literature, 2002.
PHUNG HUU LAN. History of Chinese Philosophy. Hanoi: Social Sciences, 2013.
THU GIANG & NGUYEN DUY CAN. Lao Tzu tinh hoa (2nd ed.). Saigon: Khai Tri Bookstore, 1974.
VAN, V. H. The influence of Taoism on the folk beliefs of the Vietnamese. Russian Journal of Vietnamese Studies. DOI: https://doi.org/10.54631/VS.2022.64-111099, 2022.
VU HONG VAN. Taoism and expressions in Vietnamese folk beliefs. Hanoi: National Politics Truth, 2017.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Synesis (ISSN 1984-6754)