Resumo
O objetivo do artigo é estudar os processos socioculturais durante os conflitos militares, aplicando uma abordagem interdisciplinar que envolve um estudo abrangente utilizando métodos de várias disciplinas científicas. O artigo utiliza uma abordagem interdisciplinar que inclui a monitorização dos meios de comunicação social, a análise de conteúdo, a análise fatorial e métodos estatísticos de tratamento de dados. A fiabilidade dos métodos e ferramentas seleccionados foi testada utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. A investigação centra-se na questão de saber como os métodos interdisciplinares contribuem para o estudo da mudança de atitudes na sociedade. São utilizados métodos e conceitos da filosofia, psicologia, estudos de conflitos, linguística, sociologia e matemática para analisar estes processos, o que permite uma compreensão abrangente e aprofundada do impacto da guerra no ambiente social. O estudo presta especial atenção ao impacto dos meios de comunicação social e do discurso jornalístico na perceção da guerra na sociedade ucraniana. Está provado que as manipulações da propaganda inimiga podem afetar significativamente o moral da população e a sua atitude em relação ao conflito militar. O artigo fornece dados empíricos da análise de conteúdo do discurso jornalístico no âmbito de uma investigação interdisciplinar. Este estudo introduz uma novidade científica relacionada com a utilização de abordagens interdisciplinares na análise dos processos socioculturais que ocorrem durante os conflitos militares. Para melhor compreender o modo como os conflitos militares afectam a sociedade, são examinadas as complexas ligações entre cultura, sociologia, psicologia e filosofia. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia da utilização de abordagens interdisciplinares no estudo das mudanças socioculturais no contexto da guerra.
Referências
BAADEN, P., RENNINGS, M., JOHN, M., & BRÖRING, S. On the emergence of interdisciplinary scientific fields: (how) does it relate to science convergence? Research Policy, 2024, 53(6), 105026. https://doi.org/10.1016/j.respol.2024.105026.
BOIKO, D. I.; SHYRAI, P. O.; MATS, O. V.; KARPIK, Z. I.; RAHMAN, M. H.; KHAN, A. A.; ...; SKRYPNIKOV, A. M. Mental health and sleep disturbances among Ukrainian refugees in the context of Russian-Ukrainian war: A preliminary result from online-survey. Sleep Medicine, v. 113, p. 342-348, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sleep.2023.12.004.
CORTES-RAMIREZ, J.; WILCHES-VEGA, J. D.; MICHAEL, R. N.; SINGH, V.; PARIS-PINEDA, O. M. Estimating spatial disease rates using health statistics without geographic identifiers. GeoJournal, v. 88, no. 4, p. 4573-4583, 2023. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10708-022-10822-1.
DERESH, L. Russian-Ukrainian War and the Concept of Gentle Power. Peace Review, v. 36, n. 1, p. 25-36, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10402659.2024.2321935.
DERVİŞ, L. Transformation of Geopolitical Perceptions in the Russian-Ukrainian War: Impact on Regional Relations in the Future. Future of Social Sciences, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 21-34, 2023. DOI: 10.57125/FS.2023.03.20.02. Disponível em: https://futurity-social.com/index.php/journal/article/view/2. Acesso em: 11 jun. 2024.
D'ESTE, P., & ROBINSON-GARCÍA, N. Interdisciplinary research and the societal visibility of science: The advantages of spanning multiple and distant scientific fields. Research Policy, 2023, 52(2), 104609. https://doi.org/10.1016/j.respol.2022.104609.
GAO, X.; LI, P.; SHEN, J.; SUN, H. Reviewing assessment of student learning in interdisciplinary STEM education. International Journal of STEM Education, v. 7, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s40594-020-00225-4. Acesso em: 25 maio 2024.
HASHEM, A. K.; MOHAMMED, R. S. The Russian-Ukrainian War and its Economic Repercussions on the Countries of the African Continent Challenges and Remedies. Kurdish Studies, v. 12, n. 2, p. 4977-4987, 2024.
Hussein, W. J. The Economic and Political Consequences of the Russian-Ukrainian War. The American Journal of Interdisciplinary Innovations and Research, v. 6, n. 05, p. 37-42, 2024. DOI: https://doi.org/10.37547/tajiir/Volume06Issue05-06.
IASTREMSKA, O.; TRYFONOVA, O.; MANTALIUK, O.; BARANETS, H. The impact of strategic decisions on the future development of organisations and economic dynamics. Future Economics & Law, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 117-134, 2023. DOI: 10.57125/FEL.2023.12.25.08. Disponível em: https://www.futurity-econlaw.com/index.php/FEL/article/view/172. Acesso em: 11 jun. 2024.
KATERYNYCH, P. Propaganda at Play: A Thematic Analysis of Belarusian Media Narratives in the Context of the Russo-Ukrainian War. Media and Academic Research, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.34135/mlar-23-01-02.
KHAN, M. S., & WELLS, M. A. Integrating interdisciplinary education in materials science and engineering. Nature Reviews Materials, 2023, 8(8), 491-493. https://doi.org/10.1038/s41578-023-00576-8.
ROY, J. Ethics as Moral Practice in Peacekeeping Missions: Insights on the Importance of Ethical Training. International Peacekeeping, p. 1-23, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13533312.2024.2305901.
RUDENKO, O.; KHARKOV, S. Philosophical studies of the future in the context of postmodern knowledge: theory, methodology. Future Philosophy, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 4-16, 2023. DOI: 10.57125/FP.2023.09.30.01. Disponível em: https://futurity-philosophy.com/index.php/FPH/article/view/31. Acesso em: 11 jun. 2024.
RYAN, M.; ISAKHANYAN, G.; TEKINERDOGAN, B. An interdisciplinary approach to artificial intelligence in agriculture. NJAS: Impact in Agricultural and Life Sciences, v. 95, no. 1, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/27685241.2023.2168568. Acesso em: 25 maio 2024.
SCHIJF, J. E.; VAN DER WERF, G. P.; JANSEN, E. P. Measuring interdisciplinary understanding in higher education. European Journal of Higher Education, v. 13, no. 4, p. 429-447, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21568235.2022.2058045. Acesso em: 25 maio 2024.
SYMOCHKO, L.; PEREIRA, P.; DEMYANYUK, O.; PINHEIRO, M. C.; BARCELO, D. Resistome in a Changing Environment: Hotspots and Vectors of Spread with a Focus on the Russian-Ukrainian War. Heliyon, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2024.e32716.
VAN DEN BEEMT, A.; MacLEOD, M.; VAN DER VEEN, J.; VAN DE VEN, A.; VAN BAALEN, S.; KLAASSEN, R.; BOON, M. Interdisciplinary engineering education: A review of vision, teaching, and support. Journal of Engineering Education, v. 109, no. 3, p. 508-555, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1002/jee.20347. Acesso em: 25 maio 2024.
YIU, B.; ROBBINS, N.; COWEN, L. E. Interdisciplinary approaches for the discovery of novel antifungals. Trends in Molecular Medicine, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.molmed.2024.04.018. Acesso em: 25 maio 2024.
ZHYLIN, M.; MENDELO, V.; CHERUSHEVA, G.; ROMANOVA, I.; BORYSENKO, K. Analysis of the role of emotional intelligence in the formation of identity in different European cultures. Amazonia Investiga, [S.l.], v. 12, n. 62, p. 319-326, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.34069/AI/2023.62.02.32. Acesso em: 11 jun. 2024.
ZWISCHENBERGER, C. Interdisciplinary approaches. In The Routledge Handbook of Translation Theory and Concepts. Routledge, 2023, pp. 307-325. https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9781003161448-20/interdisciplinary-approaches-cornelia-zwischenberger.
MASENKO; L.T. [art design by O.Y. Ostapova ; author's introduction by P. Kahui]. Kyiv: Clio, 2020. Bibliography in the footnote. 175 p. Available at: https://lib.kherson.ua/ru-publ.konflikt-mov-ta-identichnostey-u-postradyanskiy-ukraini-978-617-7755-14-1.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Synesis (ISSN 1984-6754)