O PROBLEMA DA RELIGIÃO NA OBRA FÉ E SABER DE HEGEL
PDF/A

Palavras-chave


Deus
Absoluto
Finito
Infinito

Como Citar

Veliq, F. (2022). O PROBLEMA DA RELIGIÃO NA OBRA FÉ E SABER DE HEGEL. Synesis (ISSN 1984-6754), 14(2), 237–244. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2186

Resumo

Nosso texto tem como pretensão falar a respeito do tema da religião em Hegel a partir do seu livro "Fé e saber" de 1802. Este livro pode ser pensado como um “livro de transição de Hegel”, pois é o momento em que Hegel inicia a sua “virada” em direção à filosofia. Se os primeiros escritos de Hegel foram chamados de “escritos teológicos” por conta dos temas abordados pelo autor, nesse livro de 1802, o projeto hegeliano pode ser chamado com todo o mérito de filosofia. Não que Hegel tenha abandonado os problemas teológicos, coisa que sabemos que ele nunca fez durante toda a sua vida, mas é visível que a partir de Fé e saber a sua reflexão sobre os temas da religião e de Deus passam a assumir um caráter mais filosófico que teológico. Dessa forma o tema da religião está no cerne da questão filosófica para Hegel e é a partir da análise das propostas dos filósofos e teólogos da sua época que o livro Fé e saber se torna uma tentativa de resposta de Hegel ao tema da religião no iluminismo. Se por um lado a religião não pode ser reduzida à moralidade como queria Kant, ela também não pode ser reduzida a apenas uma espécie de sentimentalismo que não raras vezes culmina em um tipo de fideísmo. Assim, pensamos que o livro Fé e saber pode ser entendido como uma espécie de um recontar da história pascal. A morte de Deus entendida como “sexta-feira santa especulativa” é seguida pela ressurreição tipificada na filosofia de Hegel, em que o Absoluto ressurge enquanto possibilidade de ser pensado e uma nova relação entre finito e infinito se mostra possível.

 

PDF/A

Referências

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5ª edição. Fundação Caloustre Gulbenkian. Lisboa. 2001.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fé e saber. Tradução Oliver Tolle. São Paulo: Hedra, 2009.

HEGEL, G.W.F. O Espírito do cristianismo e seu destino. Porto Alegre: Editora Fundação Fênix., 2021.

HEGEL, G.W.F. Glauben und Wissen oder die Reflexionsphilosophie der Subjektivität in der Vollständigkeit ihrer Formen als Kantische, Jacobische und Fichtesche Philosophie. Suhrkamp Verlag Frankfurt am Main, 1970.

KÜNG, Hans. La encarnación de Dios. Introducción al pensamiento teológico de Hegel como prolegómenos para una cristologia futura. Editorial Herder. Barcelona. 1974.

MANCUSO, Vito. Hegel Teologo e l’imperdonabile assenza del “Principe di questo mondo”. Segrate: Edizioni Piemme Spa, 1996 422 p.

SCHLEIERMACHER, Friedrich D. E. Sobre a Religião: Discursos a Seus Menosprezadores Eruditos. Trad. Daniel Costa. São Paulo: Novo Século, 2000 [1799]

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Synesis (ISSN 1984-6754)

Downloads

Não há dados estatísticos.