A IMPORTÂNCIA DA COLABORAÇÃO E COOPERAÇÃO COMO FATOR POTENCIADOR DA NOVA GOVERNAÇÃO AO NÍVEL LOCAL: UMA ANÁLISE COMPARADA

Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia, Ireneu de Oliveira Mendes, João Abreu de Faria Bilhim

Resumo


A Administração Pública vive hoje numa atmosfera que exige um maior esforço de colaboração e cooperação entre os diferentes atores sociais, visando uma mais eficiente e de maior qualidade provisão de um serviço que vá ao encontro das mutantes exigências da comunidade. A criação de redes de colaboração foram amplamente reconhecidas por investigadores e praticantes, como uma forma importante de governação multiorganizacional. No presente artigo e com base em estudos comparados, será desenvolvido um enquadramento teórico sobre a importância da criação de mecanismos de colaboração na provisão de serviços públicos e a forma como é integrada na nova governação pública. São também apresentadas algumas definições em volta do tema da colaboração. Por fim, serão apresentados alguns dos principais riscos associados à criação de plataformas de colaboração, bem como algumas das suas possíveis consequências.

Palavras-chave


Colaboração; Administração Pública; Nova Governação Pública; Teoria das Redes Sociais

Texto completo: PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Lex Humana está indexada em bases de dados, repositórios, diretórios, indexadores e portais, nacionais e internacionais, conforme a relação abaixo:

E-Revistas E-Revistas E-Revistas DiadorimLogotipo do Crossref CiteFactor Dialnet Logotipo do Crossref EZB JDB

Consulte também:

Sherpa/Romeo JSTOR Scielo Redalyc Academic Journals Database Logotipo do Crossref Philosophy Documentation Center
* Proquest@, Ulrich's Periodicals Directory@ e EBSCO@ são bases de acesso restrito.

Contadores estatísticos




Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License