ESTRATÉGIAS PÓS-SECULARES DA INTERAÇÃO ENTRE TEOLOGIA E FILOSOFIA
PDF/A (English)

Palavras-chave

Teologia
Filosofia
Secularização
Pós-secularização
Metodologia da Teologia

Como Citar

Hennadii, K., Vasyl, L. ., & Mykola, T. . (2023). ESTRATÉGIAS PÓS-SECULARES DA INTERAÇÃO ENTRE TEOLOGIA E FILOSOFIA. Synesis (ISSN 1984-6754), 16(1), 133–157. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2874

Resumo

No pensamento cristão contemporâneo, a demarcação entre filosofia e teologia está a corroer-se no modo dinâmico, contrariamente aos esforços do pensamento secular. Esse processo corresponde às principais estratégias metafísicas e pós-metafísicas do desenvolvimento do pensamento filosófico e teológico contemporâneos. Na nossa opinião, todas as formas conhecidas de diálogo entre filosofia e teologia são condicionadas pelo seu profundo parentesco interno de um lado e pela sua diferença qualitativa de outro lado. A possibilidade fundamental de influência mútua entre filosofia e teologia é condicionada pela sua estrutura semelhante, a presença de formas narrativas de pensamento, axiomática básica, um conjunto de teorias e práticas que expressam a aspiração de existência na Verdade. Da mesma forma, elas não são formas empíricas de conhecimento e pressupõem generalizações teóricas e simbólicas para as suas teorias. São dois discursos não triviais de paradoxo aberto, situados na fronteira do incompreensível. São ambas as teorias de valor, que estão relacionadas pela sua capacidade de assumir as formas de vários fenômenos culturais. A teologia e a filosofia são semelhantes em compartilhar uma experiência fenomenológica de fé e conhecimento do absoluto. Sua unidade pode ser traçada no nível metodológico, em que a filosofia atua como base reflexiva e autocompreensão da teologia. O teólogo realiza um trabalho filosófico toda vez que tenta realizar suas próprias intuições iniciais e a visão geral de mundo e os princípios teóricos da sua teologia. Na teologia, o uso de várias estratégias e métodos epistemológicos é bastante comum. Entretanto, nenhuma metodologia pode captar perfeitamente o conteúdo da revelação religiosa, portanto, o uso de metodologias é limitado. A metodologia pode surgir e ser usada na teologia sob a influência conceitual de um sistema filosófico específico ou pode surgir de forma totalmente independente. O trabalho filosófico é incorporado à própria base do trabalho teológico; é muito difícil distinguir os dois. A presença da filosofia na teologia é a presença de uma certa metodologia e aparato categórico, enquanto a presença da teologia na filosofia é a presença do mito básico, da narrativa sagrada, das intuições de fé e dos axiomas super-racionais. A distinção entre teologia e filosofia é determinada pela influência diferente do contexto cultural, pelas diferentes tarefas e estratégias de desdobramento desses discursos, pelas diferentes formas de interação cultural e pela diferença de narrativas e metodologias básicas. Em conclusão, podemos afirmar a diferença qualitativa, mas também a proximidade inextricável da filosofia e da teologia, que determinam as suas interações na história da cultura.

PDF/A (English)

Referências

Ado, P. Filosofija kak sposob zhit'. Besedy s Zhanni Karlie i Arnol'dom Djevidsonom [Philosophy as a way of living. Conversations with Jeannie Carlier and Arnold Davidson] / Per. s fr. V. A. Vorob'eva. M., SPb., Izd-vo «Stepnoj veter»; ID «Kolo», 2005. 288 p.

Averincev, S. Jevoljucija filosofskoj mysli. Kul'tura Vizantii IV – pervoj poloviny VII veka [Evolution of philosophical thought. Culture of Byzantium IV - first half of VII century]. M.: Nauka, 1984. S. 42-77.

Bal'tazar, G. U. Teologika. I. Istina bytija [Theology. I. The Truth of Being]. Per. s nem. A. Luk'janova. M.: BBI, 2013. HXIV, 301 p.

Baumejster, A. Afiny i Ierusalim: providencial'noe edinstvo i neskonchaemaja tjazhba. Paradoksy dejellinizacii. Bilia dzherel myslennia i buttia. Vybrani filosofski etiudy [At the Sources of Thinking and Being. Selected philosophical essays]. K.: Duh і Lіtera, 2012. P. 98-110.

Baumejster, A. Nepovsednevnost' hristianstva. Bilia dzherel myslennia i buttia. Vybrani filosofski etiudy [At the Sources of Thinking and Being. Selected philosophical essays].. K.: Duh і Lіtera, 2012. P. 155-165.

Burmistrov, M. Teologija i konec metafiziki // Vestnik PSTGU. І: Bogoslovie i filosofija [Vestnik PSTGU. I: Theology and Philosophy.]. 2011. Vyp. 3 (35). P. 85-98.

Caputo, J. Philosophy and Theology, Horizons in Theology. Nashville, TN: Abingdon Press, 2006.

Chernomorec, E. Antimetafizicheskij povorot v sovremennoj pravoslavnoj teologii i religioznoj filosofii [Antimetaphysical Turn in Modern Orthodox Theology and Religious Philosophy] [Electronic resource]. Available at: https://www.religion.in.ua/main/27336-antimetafizicheskij-povorot-v-sovremennoj-pravoslavnoj-teologii-i-religioznoj-filosofii.html

Chernomorec, Ju. Teologija kak nauka [Theology as a science] [Electronic resource]. Available at: http://pandia.org/text/78/226/14440.php

Chornomorets, Yu. P. Pravoslavna teolohiia na shliakhu do novoi paradyhmy. Filosofska dumka–Sententiae: spetsvypusk. № 3. 2012. Khrystyianska teolohiia i suchasna filosofiia [Philosophical Thought-Sententiae: special issue. № 3. 2012. Christian theology and modern philosophy]. Vinnytsia: VDTU, 2013. P. 74–88.

Chornomorets, Yu. Vizantiiskyi neoplatonizm vid Dionisiia Areopahita do Hennadiia Skholariia [Byzantine Neoplatonism from Dionysius the Areopagite to Gennadius Scholarius]. K.: Dukh i litera, 2010. 568 p.

Danielju, Zh. Bog i my / Per. s fr. G. Smirnova. Simvol [Symbol]. 1998. № 40. P. 7-155.

Davydov, O. Otkrovenie ljubvi. Trinitarnaja istina bytija [The revelation of love. Trinitarian truth of being]. M.: Izd-vo BBI, 2020. XXXVIII, 658 p.

Davydov, O. Viapremoderna: metafiziko-politicheckij proekt Dzhona Milbanka. Gosudarstvo, religija, cerkov' v Rossii i za rubezhom [State, Religion, Church in Russia and abroad]. 2015. № 3 (33). P. 361-381.

Deljoz, Zh.; Gvattari, F. Chto takoe filosofija? [What is Philosophy?] Per. s fr. i poslesl. S.N. Zenkina. M.: IJeS, Spb.: Aletejja, 1998. 288 p.

Drobyshev, V. O «chestnoj» teologii i «vere bez very». Vestnik Russkoj hristianskoj gumanitarnoj akademii [Bulletin of the Russian Christian Humanitarian Academy]. 2015. T. 16. Vypusk 2. P. 167-175.

Gaginskij, A. Postmetafizicheskaja teologija v kontekste istorii ontologii // Istorija filosofii [History of Philosophy]. 2017. T. 22. № 1. P. 53-67.

Hart, D. Krasota beskonechnogo. Jestetika hristianskoj istiny [The Beauty of the Infinite. Aesthetics of Christian Truth]; per. s angl. A. Luk'janova. M.: BBI, 2010. XVIII, 673 p.

Horuzhij, S. Filosofija i teologija. O starom i novom [On the Old and the New]. SPb.: Aletejja, 2000. P. 289-310.

Horuzhij, S. K fenomenologii asketiki [To the phenomenology of asceticism]. M., 1998. 352 p.

Hristokin, G.V. Sovremennoe pravoslavnoe bogoslovie: popytka harakteristiki [Modern Orthodox Theology: An Attempt to Characterize] [Electronic resource]. Available at: http://www.kiev-orthodox.org/site/theology/1958/

Hrytsyshyn, V. Pravoslavna dumka doby postmodernu: filosofsko-relihiieznavchyi analiz [Orthodox Thought of the Postmodern Era: Philosophical and Religious Analysis]: Dys. ... kand. filos. nauk: 09.00.11 – relihiieznavstvo; NPU im. M. Drahomanova, 2017. 180 p.

Il'in, I. Religioznyj smysl filosofii. Sochinenija v 2 tt. T. 2.: Religioznaja filosofija [Works in 2 vol. Vol. 2: Religious philosophy]. M.: Medium, 1994. P. 7-74.

Khrystokin, H. Kulturni formy buttia filosofii: typolohichnyi aspect. Skhid: analitychno-informatsiinyi zhurnal [Vostok: analytical and informational journal]. № 4. (136). 2015. P. 90-96.

Khrystokin, H. Kulturni formy buttia teolohii: relihiieznavcho-filosofskyi analiz // NAUKOVYI ChASOPYS Natsionalnoho pedahohichnoho universytetu imeni M. P. Drahomanova. Seriia 7 [Naukova Chasopiska National Pedagogichnoho Dragomanova Universytetu. Series 7]. Kyiv: NPU, 2017. Vyp. 38 (51). P. 65-73.

Khrystokin, H. Metodolohiia pravoslavnoi teolohii v yii paradyhmalnykh transformatsiiakh: Monohrafiia. [Methodology of Orthodox theology in its paradigmatic transformations: Monograph]. Irpin: UDFSU, 2021. 404 p.

Khrystokin, H. V. Filosofiia yak metodolohichna osnova teolohii. Aktualni problemy filosofii ta sotsiolohii: naukovo-praktychnyi zhurnal [Actual problems of philosophy and sociology: scientific and practical journal]. 2016. Vypusk. 13. P. 81-85.

Khrystokin, H.V. Relihiieznavchyi analiz vchen pro bohopiznannia v suchasnii pravoslavnii teolohii: dys. ... kand. filos. nauk: 09.00.11 – relihiieznavstvo [Religious Analysis of the Doctrines of God's Knowledge in Modern Orthodox Theology: PhD in Philosophy: 09.00.11 - Religious Studies]; In-t filos. im. H. S. Skovorody. K., 2010. 234 p.

Konacheva, S. A.; Kyrlezhev, A. I. Puti postmetafizicheskogomysh-lenija o Boge. Voprosy teologii [Voprosy Theologii]. 2020. T. 2. №. 1. P. 177–198.

Konacheva, S. Bog posle Boga: puti postmetafizicheskogo myshlenija [God after God: ways of postmetaphysical thinking]. M.: RGGU, 2019. 242 p.

Larshe, Zh.-K. Chto takoe bogoslovie? Vestnik PSTGU І: Bogoslovie. Filosofija [Vestnik PSTSU І: Theology. Philosophy]. 2012. Vyp. 3 (41). P. 117-141.

Lektorskij, V. Opyt. Novaja filosofskaja jenciklopedija [New Philosophical Encyclopedia. In 4 vol.]. V 4-h tt. T. 3. M.: Mysl', 2010. P. 158-159.

Mamardashvili, M. Neizbezhnost' metafiziki. Neobhodimost' sebja [Necessity of Self]. M.: «Labirint», 1996. 432 p.

Manussakis, D. Bog posle metafiziki. Bogoslovskaja jestetika [God after metaphysics. Theological Aesthetics] Per. D. Morozova. K.: Duh і Lіtera, 2014. 416 p.

Marion, Zh.-L. Metafizika i fenomenologija – na smenu teologii. Logos. Postsekuljarnaja filosofija [Logos. Post-secular philosophy]. 2011. № 3 (82). P. 124-143.

Milbank, Dzh. «Hristianstvo vozroditsja tol'ko v tom sluchae, esli budet starat'sja vsjo zanovo pereosmyslit' po-hristianski…» ["Christianity will revive only if it tries to rethink everything in a Christian way..."] [Electronic resource]. Available at: https://www.religion.in.ua/main/bogoslovya/24071-dzhon-milbank-xristianstvo-vozroditsya-tolko-v-tom-sluchae-esli-budet-staratsya-vsyo-zanovo-pereosmyslit-po-xristianski.html

Milbank, J., Pickstock, C., Ward G. Radical Orthodoxy. A new theology. London, New York: Routledge, 1999. 285 p.

Mozhejko, M. Narativ. Vsemirnaja jenciklopedija: Filosofija [World Encyclopedia: Philosophy]. Moskva: AST; Minsk: Harvest, 2001. P. 669-670.

Nikiforov, A. Filosofija kak lichnyj opyt. Filosofija filosofii. Teksty filosofii: Uchebnoe posobie dlja vuzov [Philosophy of Philosophy. Philosophy Texts: Textbook for Universities] Red. i sost. V. Kuznecov. M.: Akademicheskij proekt; Fond «Mir», 2012. P. 55-76.

Uzlaner, D. Vvedenie v postsekuljarnuju filosofiju. Logos [Logos]. 2011. № 3 (82). P. 3-32.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Synesis (ISSN 1984-6754)

Downloads

Não há dados estatísticos.