Resumo
A questão premente da mudança climática global representa uma ameaça significativa para a busca da humanidade pelo desenvolvimento sustentável e seu futuro. Em particular, a Ásia, incluindo o Vietnã, é reconhecida como uma das regiões mais vulneráveis e fortemente impactadas pelos efeitos das mudanças climáticas. Consequentemente, a educação para as mudanças climáticas (ECC) emergiu como uma solução estratégica que recebe atenção global, juntamente com abordagens econômicas, infraestruturais e políticas. Neste contexto, a integração do CCE nas universidades é uma questão necessária e urgente. Este artigo mostra que o CCE nas universidades do Vietnã foi integrado a muitos assuntos, bem como a várias atividades por meio de diferentes formas. Acima de tudo, o objetivo mais importante da integração do CCE nas universidades do Vietnã não é apenas melhorar a educação em conhecimento, habilidades e adaptação às mudanças climáticas, mas também ajudar os alunos a mudar seu comportamento e atitudes em resposta às mudanças climáticas. Este artigo destaca a importância de integrar CCE em universidades no Vietnã e fornece insights sobre as oportunidades e desafios de tal integração. Ao aprimorar o conhecimento, as habilidades e a conscientização de futuros líderes, cientistas e cidadãos, as universidades do Vietnã podem contribuir para enfrentar o complexo e urgente desafio da mudança climática.
Referências
Hien N. T. (2019). Climate Change Education In High School Through The Experience Of Japan, China And Singapore. Vietnam Journal of Education - VJE, 5/2019(3), 216–221.
Leal Filho, W., Sima, M., Sharifi, A., Luetz, J. M., Salvia, A. L., Mifsud, M., Olooto, F. M., Djekic, I., Anholon, R., Rampasso, I., Kwabena Donkor, F., Dinis, M. A. P., Klavins, M., Finnveden, G., Chari, M. M., Molthan-Hill, P., Mifsud, A., Sen, S. K., & Lokupitiya, E. (2021). Handling climate change education at universities: An overview. Environmental Sciences Europe, 33(1), 109. https://doi.org/10.1186/s12302-021-00552-5
Ministry Of Natural Resources And Environment. (2021). Climate change Scenarios for Vietnam. Ministry Of Natural Resources And Environment Publishing House.
Muroi, S. K., & Bertone, E. (2019). From Thoughts to Actions: The Importance of Climate Change Education in Enhancing Students’ Self-Efficacy. Australian Journal of Environmental Education, 35(2), 123–144. https://doi.org/10.1017/aee.2019.12
Pham, T. K. H. (2014). The research proposes solutions for climate change education in vocational schools in Vietnam [Master thesis]. Vietnam National University, Hanoi (VNU).
Pinotti, T. (2022, July 28). Climate Change Education: The key to advancing climate action. https://www.unssc.org/news-and-insights/blog/climate-change-education-key-advancing-climate-action
Reimers, F. (Ed.). (2021). Education and climate change: The role of universities. Springer.
Tibola Da Rocha, V., Brandli, L. L., & Kalil, R. M. L. (2020). Climate change education in school: Knowledge, behavior and attitude. International Journal of Sustainability in Higher Education, 21(4), 649–670. https://doi.org/10.1108/IJSHE-11-2019-0341
UNESCO. (2020). Education for sustainable development: A roadmap. UNESCO. https://doi.org/10.54675/YFRE1448
Work Bank Group. (2022). Vietnam—Country climate and Development report (CCDR) (Country Climate and Development Reports (CCDRs)). https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/37618
Yen, N. T. B., Van, D. T. H., Thuy, N. T. T., & Hung, D. V. (2021). Students’ Perceptions of Climate Change: A Case Study at Vietnam National University of Agriculture. Vietnam Journal of Agricultural Sciences, 4(3), 1137–1150. https://doi.org/10.31817/vjas.2021.4.3.04
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Synesis (ISSN 1984-6754)