AS REDES DE COLABORAÇÃO COMO FATOR INOVADOR NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. UM ENQUADRAMENTO TEÓRICO COM BASE NA NOVA GOVERNAÇÃO PÚBLICA

Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia, Ireneu de Oliveira Mendes, João Abreu de Faria Bilhim

Resumo


O papel do estado tem vindo a registar mutações que tendem a acompanhar a evolução das exigências e das expectativas das sociedades e, bem assim, dos seus agentes. Deste modo o setor público já incorporou a ideia de que inovação na Administração Pública é hoje uma realidade, com inúmeros exemplos de boas práticas ao nível nacional e internacional. Ao nível da governação das políticas públicas, o paradigma tem também evoluído na medida em que, hoje o foco é alargado, onde a questão central reside nas necessidades dos clientes / cidadãos / utentes, em que se enfatiza, não apenas a governação dos relacionamentos interorganizacionais e intersectoriais, mas também a eficácia dos sistemas de prestação de serviços públicos. O presente artigo, pretende aferir a relação entre inovação e os mecanismos de governação colaborativa e qual o seu impacto na definição e implementação de políticas públicas. Como conclusão consideramos que embora existam já exemplos de redes de colaboração com resultados positivos, existe ainda um longo percurso a percorrer no que se relaciona com fatores como a forma da sua criação, o modelo a seguir, os fatores potenciadores da sua sustentabilidade futura e os determinantes do sucesso desejado face aos objetivos que levaram à sua criação.

Palavras-chave


Redes de Colaboração; Administração Pública; Inovação; Nova Governação Pública

Texto completo: PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Lex Humana está indexada em bases de dados, repositórios, diretórios, indexadores e portais, nacionais e internacionais, conforme a relação abaixo:

E-Revistas E-Revistas E-Revistas DiadorimLogotipo do Crossref CiteFactor Dialnet Logotipo do Crossref EZB JDB

Consulte também:

Sherpa/Romeo JSTOR Scielo Redalyc Academic Journals Database Logotipo do Crossref Philosophy Documentation Center
* Proquest@, Ulrich's Periodicals Directory@ e EBSCO@ são bases de acesso restrito.

Contadores estatísticos




Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License