Resumo
O trabalho se concentra na análise das habilidades digitais e adaptabilidade dos estudantes no contexto da transformação digital com base nos resultados de uma pesquisa online com 1.282 estudantes da Universidade de Tecnologia e Educação da Cidade de Ho Chi Minh (HCMUTE). Os resultados mostram que as habilidades digitais e a adaptabilidade dos estudantes no contexto da transformação digital no HCMUTE são demonstradas através de aspectos tais como: Sistema de aprendizagem on-line do HCMUTE; mecanismos de busca de documentos; uso de habilidades digitais e adaptabilidade; hábitos são principalmente expressos durante o período de estudo; aplicativos de software são usados principalmente para o aprendizado e adaptabilidade do estudante no contexto da transformação digital. A aplicação das habilidades digitais e adaptabilidade dos estudantes no contexto digital também tem vantagens (a busca de informações, o desenvolvimento de planos de estudo, o arquivamento de documentos, etc.) e dificuldades (instalações de aprendizagem insuficientes, espaço de aprendizagem e interação levam a uma menor eficiência quando comparada aos métodos tradicionais de aprendizagem, ...). Portanto, espera-se que os resultados da pesquisa ajudem a fornecer uma visão mais objetiva da realidade da adoção digital e da adaptabilidade dos estudantes no contexto da transformação digital no HCMUTE.
Referências
Katz, I. R. (2007). Testing information literacy in digital environments: ETS’s iskills assessment. Information Technology and Libraries, September, 1–10. https://ejournals.bc.edu/index.php/ital/article/view/3271/2884
Killen, C. (2018). Collaboration and Coaching: Powerful Strategies for Developing Digital Capabilities. In Digital Literacy Unpacked (pp. 29–44).
World Bank Group, 2019, The Changing Nature of Work, 2019 World Development Report
(Gilster, P. (1998). Digital literacy. New York: John Wiley & Sons cited from van Laar, E., van Deursen, A. J. A. M., van Dijk, J. A. G. M., & de Haan, J. (2017). The relation between 21st-century skills and digital skills: A systematic literature review. Computers in Human Behavior, 72, 577–588. https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.03.010)
Eshet-Alkalai, Y. (2004). Digital literacy: A conceptual framework for survival skills in the digital era. Journal of Educational Multimedia & Hypermedia, 13(1), 93e107
Ameen, K., & Gorman, G. E. (2009). Information and digital literacy: A stumbling block to development? A Pakistan perspective. Library Management, 30(1–2), 99–112. https://doi.org/10.1108/01435120910927565
Van Deursen, A. J. A. M., Helsper, E. J., & Eynon, R. (2016). Development and validation of the internet skills scale (ISS). Information Communication & Society, 19(6), 804e823. http://dx.doi.org/10.1080/1369118X.2015.1078834. Van Deursen, A. J. A. M., & Van Dijk, J. A. G. M. (2010). Measuring internet skills. International Journal of Human- Computer Interaction, 26(10), 891e916. http:// dx.doi.org/10.1080/10447318.2010.496338
UNESCO (2018). A Global framework of reference on digital literacy skills for indicator 4.4.2. UNESCO Institute for Statistics, Information Paper No. 51, Ref: UIS/2018/ICT/IP5
Melhem, S. & Jacobsen, A. H. (2021). A global study on digital capabilities. World Bank Group. https://documents.worldbank.org/en/publication/documents-reports/documentdetail/ 959181623060169420/a-global-study-on-digital-capabilities
Bartlett-Bragg, A. Digital Capabilities: Where people and technology intersect. In Proceedings of the 9th International Conference on Education and New Learning Technologies, EDULEARN17 Proceedings, Barcelona, Spain, 3–5 July 2017; pp. 14–21.
Varga-Atkins, T. Disciplinary digital capabilities of professionals: Networked learning in engineering and management. Res. Learn. Technol. 2020, 28, 2467.
Ng, W. Empowering Scientific Literacy through Digital Literacy and Multiliteracies; Nova Science Publishers: New York, NY, USA, 2012
The World Bank, 2018, September, Digital Jobs for Youth: Young Women in the Digital Economy
UNESCO, 2017, Working Group on Education: digital skills for life and work.
Eshet-Alkalai, Y. (2004). Digital literacy: A conceptual framework for survival skills in the digital era. Journal of Educational Multimedia & Hypermedia, 13(1), 93e107
Ameen, K., & Gorman, G. E. (2009). Information and digital literacy: A stumbling block to development? A Pakistan perspective. Library Management, 30(1–2), 99–112. https://doi.org/10.1108/01435120910927565
Van Deursen, A. J. A. M., Helsper, E. J., & Eynon, R. (2016). Development and validation of the internet skills scale (ISS). Information Communication & Society, 19(6), 804e823. http://dx.doi.org/10.1080/1369118X.2015.1078834. Van Deursen, A. J. A. M., & Van Dijk, J. A. G. M. (2010). Measuring internet skills. International Journal of Human- Computer Interaction, 26(10), 891e916. http:// dx.doi.org/10.1080/10447318.2010.496338
Greene, J.; Yu, S.B.; Copeland, D.Z. Measuring critical components of digital literacy and their relationships with learning. Comput. Educ. 2014, 76, 55–69.
Joint Information Systems Committee (JISC). Frameworks Mapped to the Six Elements. 2015. Available online: https:// digitalcapability.jiscinvolve.org/wp/files/2015/06/3.-Frameworks-mapped-to-6-elements.pdf accessed at 19:00 on January 25, 2022
Eshet-Alkalai, Y. (2004). Digital literacy: A conceptual framework for survival skills in the digital era. Journal of Educational Multimedia & Hypermedia, 13(1), 93e107
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Synesis (ISSN 1984-6754)