O ponto de convergência entre o teatro e a filosofia: o verbo théorein
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Bentes, H. H. (2016). O ponto de convergência entre o teatro e a filosofia: o verbo théorein. Synesis (ISSN 1984-6754), 8(1), 80–100. Retrieved from https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/945

Abstract

O artigo tem por objetivo examinar a relação intrínseca entre o teatro e a filosofia a partir do estudo do verbo théorein, revelador de instigantes elementos constitutivos da arte dramática e da maestria especulativa. Cuida-se de um aprendizado do olhar que, no teatro e na filosofia, irá encontrar as condições propícias para o seu pleno exercício nas manifestações artísticas e filosóficas do século V a.C. em Atenas. A invenção do olhar representa um traço peculiar e profícuo da cultura grega, que escreverá uma história artística e filosófica paradigmática para a civilização ocidental. Analisa a querela suscitada com a expulsão dos poetas e tragediógrafos da República de Platão. Destaca-se a importância da interdisciplinaridade como apreensão do humano e desenvolvimento de uma consciência crítica dos problemas artísticos e filosóficos.
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