Os fundamentos históricos e filosóficos do método hermenêutico da Escola de Tübingen
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Oliveira, A. C. de. (2011). Os fundamentos históricos e filosóficos do método hermenêutico da Escola de Tübingen. Synesis (ISSN 1984-6754), 3(1), 1–22. Retrieved from https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/68

Abstract

O método de interpretação dos diálogos platônicos, na segunda metade do século XX, passou por uma profunda revisão levada a termo pela Escola de Tübigen, que culminou em um novo paradigma histórico-hermenêutico para a leitura dos diálogos. Platão, a partir do século XIX, foi interpretado à luz do método romântico proposto por Schleiermacher. Nesse método, considerava-se o texto como a expressão acabada de um pensamento. De Platão, excepcionalmente, possuímos todos os seus diálogos. Por consequência, podemos extrair de todos os seus diálogos, todo o seu pensamento. Para os autores de Tübigen, no entanto, esse método negligência os “autotestemunhos” presentes no Fedro e na Carta VII sobre o real valor da escrita na ótica platônica e relega ao segundo plano as ideias ouvidas na Academia e transmitidas pelos seus discípulos (os “ensinamentos não-escritos”). Baseados nesses ensinamentos, os autores de Tübigen formularam um novo paradigma. O presente trabalho busca apresentar de forma sucinta as bases desse novo paradigma que vem causando acirrada polêmica entre os estudiosos do assunto.

PDF (Português (Brasil))

Downloads

Download data is not yet available.