Abstract
A Divina Comédia, de Dante Alighieri, é uma obra influenciadora, já que, no decorrer do tempo, continua sendo relida, revisitada e reproduzida de diferentes maneiras: filmes, pinturas, best-sellers, teatros entre outros modos. Graças à vastidão de seu sentido, muitos estudiosos dela se valem para criar outras obras, a exemplo do filósofo Giorgio Agamben, que se valeu de aspectos a ela subjacentes para retomá-la e efetuar estudos filosóficos. Por ser continuamente lida, relida, retomada, ser influência para inúmeros autores e instigante para muitos estudos a seu respeito, ela continua viva no tempo, o que a faz uma obra canônica. E disso também advém o seu caráter rizomático, como é vista por muitos autores.
Palavras-chave: Divina Comédia. Giorgio Agamben. Literatura. Relações de poder.
ABSTRACT
The Divine Comedy, written by Dante Alighieri, is an influential work, since over time, it continues to be reread, revisited and reproduced in different ways, such as: movies, paintings, bestsellers, theaters among other manners. Due to the expanse of its meaning, many scholars make use of it to create other works, as an example the philosopher Giorgio Agamben, who drew upon its underlying aspects to retake it and make philosophical studies. For being continuously read, reread, retaken, influencing many writers and thought-provoking for many studies about it, it is still alive in time, what makes it a canonical work. And it also accrues its rhizomatic character, as it is seen by many authors.
Keywords: The Divine Comedy. Giorgio Agamben. Literature.