Educação e persuasão na República de Platão
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How to Cite

da Motta, G. D., & Schimel, A. (2014). Educação e persuasão na República de Platão. Synesis (ISSN 1984-6754), 6(1), p. 128–141. Retrieved from https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/564

Abstract

Ao longo da descrição da paideía pela mousiké e gymnastiké proposta por Sócrates na República, mais de uma vez foi considerado que ela concorre para a persuasão dos homens sobre certas crenças que eles deveriam ter. Porém, mais do que as referências explícitas às relações entre poesia e persuasão, o que se deve de ter em vista é que a poesia dirigida aos que são educados na cidade é moldada pelo conhecimento que Sócrates demonstra ter dos elementos da alma humana e de suas relações. A sofisticada "psicologia" apresentada na República é o ponto de partida para uma intervenção na alma dos homens, através da paideía, que visa à ordenação dos elementos constituintes de suas almas de modo a torná-los mais propensos a aceitar as leis e as prescrições que dirigem o modo de vida da cidade. Nesse sentido, pode-se dizer que a poesia, que faz parte dessa paideía, visa à persuasão.

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