O ponto de convergência entre o teatro e a filosofia: o verbo théorein
PDF/A

Como Citar

Bentes, H. H. (2016). O ponto de convergência entre o teatro e a filosofia: o verbo théorein. Synesis (ISSN 1984-6754), 8(1), 80–100. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/945

Resumo

O artigo tem por objetivo examinar a relação intrínseca entre o teatro e a filosofia a partir do estudo do verbo théorein, revelador de instigantes elementos constitutivos da arte dramática e da maestria especulativa. Cuida-se de um aprendizado do olhar que, no teatro e na filosofia, irá encontrar as condições propícias para o seu pleno exercício nas manifestações artísticas e filosóficas do século V a.C. em Atenas. A invenção do olhar representa um traço peculiar e profícuo da cultura grega, que escreverá uma história artística e filosófica paradigmática para a civilização ocidental. Analisa a querela suscitada com a expulsão dos poetas e tragediógrafos da República de Platão. Destaca-se a importância da interdisciplinaridade como apreensão do humano e desenvolvimento de uma consciência crítica dos problemas artísticos e filosóficos.
PDF/A

Downloads

Não há dados estatísticos.