Resumo
O ícone, como mediador entre a humanidade e o transcendente, ocupa uma posição singular na encruzilhada entre a metafísica, a estética e a memória cultural. Sua linguagem simbólica — em particular, a semiótica da cor — oferece um quadro por meio do qual as verdades espirituais se tornam visíveis e se encarnam em forma material. Este artigo explora o significado ético dos ícones dentro do paradigma do desenvolvimento sustentável, onde o simbolismo sagrado se entrelaça com a responsabilidade ecológica, a resiliência cultural e a busca por uma convivência harmoniosa. Juntamente com a reflexão teórica, o estudo inclui também uma investigação empírica realizada entre jovens, destacando como as percepções contemporâneas sobre os ícones continuam a moldar valores essenciais para futuros sustentáveis. Nesse sentido, o ícone surge não apenas como artefato teológico e estético, mas também como um recurso dinâmico para repensar a orientação ética da humanidade em uma era de transformação global.
Referências
Aseev, Y. S. (1980). Art of Kyivan Rus. Kyiv: Mystetstvo. URL: http://irbis-nbuv.gov.ua/ulib/item/UKR0001805
Girbea, G. (2019). The iconographic canon of Orthodox churches: History, evolution, symbolism. International E-journal of Advances in Social Sciences, 5(14), 779–789. DOI: https://doi.org/10.18769/ijasos.592292
Krymskyi, S. B. (2007). The icon and the light of Sophia. Philosophical Thought, (3), 119–128.
Laskarova-Ivanova, A. V. (2023). Symbolism of color in the Eastern Orthodox icon. URL: https://www.researchgate.net/publication/376170773_Simvolika_na_cveta_v_iztocnopravoslavnata_ikona_Anna_V_Laskarova-Ivanova_Symbolism_of_color_in_the_Eastern_Orthodox_icon_Anna_V_Laskarova-Ivanova
Muzychka, I. (1999). Christianity in the life of the person and the human being: Selected works. Kyiv.
Ovsiichuk, V. A., & Krvavych, D. P. (2000). A story about the icon (S. Pavliuk, Ed.). Lviv: Institute of Ethnology, National Academy of Sciences of Ukraine. URL: http://irbis-nbuv.gov.ua/ulib/item/0002252
Patriarch Dymytrii (Yarema). (2005). Icon painting of Western Ukraine (12th–15th centuries). Lviv: Drukarski Kunshchy.
Petzold, A. (2016). The iconography of colour. In the Routledge Companion to Medieval Iconography. URL: https://www.academia.edu/30059501/The_iconography_of_colour
Presich, O. (2012). Studying symbolism in Ukrainian icon painting. Vsesvit: Ukrainian Journal of World Literature, (7–8). URL: http://www.vsesvit-journal.com/old/content/view/1009/41/
Stasiuk, I. (2015). Color as an expressive instrument of the icon. Historical and Cultural Studies, 2(1), 93–95. URL: http://nbuv.gov.ua/UJRN/hcs_2015_2_1_19
Stepovyk, D. (2004a). Iconology and iconography. Ivano-Frankivsk: Nova Zoria.
Stepovyk, D. (2004b). History of the Ukrainian icon (10th–20th centuries) (2nd ed.). Kyiv: Lybid. URL: http://irbis-nbuv.gov.ua/ulib/item/UKR0001056
Triska, O., & Shpak, O. (2021). Folk painting of the 18th–20th centuries: From sacrality to folklore. Ethnology Notebooks, (4/160), 918–928. DOI: https://doi.org/10.15407/nz2021.04.918
Volosiuk, M. (2013, May 23–25). Symbolism of colors in the icon. In Science and life: Modern trends, integration into world scientific thought (Conference proceedings). URL: https://int-konf.org/uk/2013/nauka-i-zhittya-suchasni-tendentsiji-integratsiya-u-svitovu-naukovu-dumku-23-25-05-2013/320-volosyuk-m-simvolika-koloriv-ikoni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Synesis (ISSN 1984-6754)
