Resumo
Conforme a compreensão habermasiana do pós-secular, este artigo propõe-se a mostrar a atualidade da visão metafísica de Jaspers, calcada num pensamento aberto à transcendência e até mesmo ao religioso, mediante remetimento ao pensamento da ‘época axial’ como fonte de sentido para a existência, Em pleno período do pensamento pós-metafísico, Jaspers desenvolveu uma filosofia que mais se aproxima do que hoje Habermas chama de pós-secular do que da Metafísica clássica. No pensamento de Jaspers, a existência conquista sua mais radical liberdade quando se acerca das cifras da transcendência. Ao coroar o percurso humano em que o reconhecimento da existência é o primeiro passo, esta é a dimensão última da metafísica de Karl Jaspers. Para além do conhecimento objetivo do mundo, a filosofia de Jaspers propõe o clareamento da existência. Nesta dimensão, as situações-limite desvelam o apelo da existência. E é pelas cifras, linguagem própria da transcendência, que se atingem novos sentidos da existência.
Referências
BENETTI, L. Agir diante do fracasso: uma ética perante as situações-limite de Karl Jaspers. Revista Filosofia Capital, Brasília, v. 7, n. 14, p. 03-10, jan. 2012. Disponível em: http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/234
COLETTE, J. Existencialismo. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011.
GABARDO, C. E. C. As situações-limite na filosofia de Karl Jaspers. 2012. 32 f. Monografia (Filosofia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
HERSCH, J. Karl Jaspers. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HABERMAS, J. The Liberating Power of Symbols: Philosophical Essays. Translated by Peter Dews. Cambridge, Massachusetts; MIT Press, 2001.
HABERMAS, J. Auch eine Geschichte der Philosophie. Band 1: Die okzidentale Konstellation von Glauben und Wissen; Band 2: Vernünftige Freiheit. Spuren des Diskurses über Glauben und Wissen. Berlim: Suhrkamp, 2022.
JASPERS, K. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Editora Cultrix, 2011.
JASPERS, K. Philosophie. 2a ed. Berlim: Springer Verlag, 1948.
JASPERS, K. Psicología de las concepciones del mundo. Madrid: Gredos, S.A., 1967.
JASPERS. K. Vom Ursprung und Ziel der Geschichte. Gesamtausgabe, Band 1/10. Muttenz/Basel: Schwabe Verlag, 2017.
MARIETTI, A. K. Karl Jaspers. Paris: L’Harmattan, 2002.
MELO, F. de A. “Para uma filosofia da transcendência em Karl Jaspers”. Revista Estudos Filosóficos nº 8, 2012, p. 51-60.
PERDIGÃO, A. C. A filosofia existencial de Karl Jaspers. Análise Psicológica, Lisboa, v. 19, n. 4, p. 539-557, 2001. Disponível em: http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/386
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Synesis (ISSN 1984-6754)