O TESTE ABORDAGEM-EM-PROCESSO VERSÃO 2 POSSUI POTENCIAL PEDAGÓGICO PARA APRIMORAR A AUTOAVALIAÇÃO DO ESTUDANTE
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Como Citar

Araujo, J., & Mauro Assis Gomes, C. (2023). O TESTE ABORDAGEM-EM-PROCESSO VERSÃO 2 POSSUI POTENCIAL PEDAGÓGICO PARA APRIMORAR A AUTOAVALIAÇÃO DO ESTUDANTE. Synesis (ISSN 1984-6754), 15(4), 36–45. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2695

Resumo

A autoavaliação do estudante é um processo essencial para o desenvolvimento e aprimoramento da formação acadêmica. Ela possibilita ao discente adquirir conhecimento acerca das próprias habilidades, processos e produtos e contribui para a melhoria de sua aprendizagem. Apesar do potencial da autoavaliação de beneficiar os estudantes, ela pode ser conduzida de maneira a reduzir ou comprometer seus benefícios. Deixar o estudante por conta própria, sem nenhum suporte na autoavaliação, é uma condução que compromete os benefícios da autoavaliação. Por sua vez, apenas a presença de suporte não garante sua qualidade. Esse suporte precisa focar nos processos de aprendizagem, mas a prática pedagógica corrente muito raramente aborda esses processos. Nesse contexto, a autoavaliação do aluno pode se tornar apropriada se categorias de análise sobre tipos de processo forem ensinadas na sala de aula. Alguns materiais psicoeducacionais podem atuar como ferramentas apropriadas para gerar uma autoavaliação de boa qualidade ao permitir que processos de aprendizagem sejam apresentados aos alunos. O Teste Abordagem-em-Processo Versão 2 possui essa característica. Neste artigo, mostramos que o teste alcança quatro critérios definidores de uma autoavaliação discente de boa qualidade: (1) parâmetros objetivos, (2) feedback externo baseado no sujeito ativo, (3) autoavaliação baseada em um produto objetivo e (4) calibragem da autoavaliação. Ele pode ser utilizado pelos professores do ensino médio e superior que objetivam trabalhar a autoavaliação com seus alunos.

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