Resumo
O presente artigo tem como objetivo central compreender a doutrina do preço justo desenvolvida pelos escolásticos tardios identificando as suas bases filosóficas. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico que faz uso tanto das obras originais dos escolásticos tardios quanto de estudos dos séculos XX e XXI sobre o tema. Essa escola de pensamento composta principalmente por dominicanos e posteriormente por jesuítas, por meio da tradição medieval recebida, conseguiu, ao longo dos séculos XVI e XVII, desenvolver uma teoria do valor subjetivo a fim de analisar melhor a doutrina do preço justo em um período de grandes transformações. Essa doutrina abordou diversos temas, como a questão dos monopólios e oligopólios, dos lucros e salários, da usura e juros, dos limites da intervenção estatal, sempre em busca de saber discernir o justo do injusto, já que antes de serem economistas, eram teólogos morais, isto é, pastores de almas e orientadores de consciências. Entretanto, para que pudessem prescrever uma norma, buscavam antes descrever os processos econômicos, utilizando também conhecimentos do Direito, da Filosofia e da Teologia. Assim, mesmo que não fosse a prioridade desses religiosos, acabaram contribuindo para o desenvolvimento da teoria econômica.
Referências
ÁLVAREZ, Á. F. La Escuela Española de Economía: Influencia de Juan de Mariana en Inglaterra (John Locke) y em los Estados Unidos de América (John Adams) (Parte I). Madrid: Unión Editorial, 2017.
ALVES, A. A.; MOREIRA, J. M. The Salamanca School. New York: Bloomsbury Academic, 2013. (Major Conservative and Libertarian Thinkers: Book 9).
BÖHM-BAWERK, E. von. Teoria da Exploração do Socialismo-Comunismo. Campinas, SP: Vide Editorial, 2013.
CAMACHO, F. G. Economía y filosofía moral: la formación del pensamiento económico europeo en la Escolástica española. Madrid: Editorial Síntesis, 1998. (Historia del Pensamiento Económico).
CHAFUEN, A. A. Faith and liberty: the economic thought of the late scholastics. 2nd . ed. Lanham: Lexington Books, 2003.
DE BONI, L. A. Introdução. In: OLIVI, P. de J. Pedro de João Olivi tratado sobre os contratos / Tractatus de contractibus seguido de sobre como devem ser folheados os livros dos filósofos / de perlegendis philosophorum libris. Porto: Edições Afrontamento, 2013. p. 21-57.
DECOCK, W. Introduction. In: LESSIUS, L. On sale, securities, and insurance. Grand Rapids: CLP Academic, 2016. p. xxi- l.
DEMPSEY, B. W. Interest and Usury. Washington D. C.: American Council on Public Affairs, 1943.
DE ROOVER, R. Scholastic economics: survival and lasting influence from the sixteenth century to Smith. The Quarterly Journal of Economics , [S.l.], v. 69, n. 2, p. 161-190, maio 1955.
DIVINE, Thomas F. (S.J.) Interest: an historical and analytical study in economics and modern ethics. Milwaukee: Marquette University Press, 1959.
DOMINGUES, I. Filosofia no Brasil: Legados & perspectivas – Ensaios metafilosóficos. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
FRANCA, L. O método pedagógico dos jesuítas - O Ratio Studiorum. Campinas: CEDET, 2019.
GARCÍA, J. B. Repertorio de Moral Económica (1536-1670): La Escuela de Salamanca y su proyección. Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra, 2011.
GRABILL, S. J. (Ed.). Sourcebook in late-scholastic monetary theory: the contributions of Martín de Azpilcueta, Luis de Molina, S. J., and Juan de Mariana, S. J. Lanham, MD: Lexington Books, 2007. 362 p.
GALLARDO, A. Spanish economics in the sixteenth century: theory, policy and practice. Lincoln: Writers Club Press, 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GREGG, S. For god and profit: how banking and finance can serve the common good. New York: The Crossroad Publishing Company, 2016.
GRICE-HUTCHINSON, M. The School of Salamanca: reading in spanish monetary theory 1544-1605. Oxford: Clarendon Press, 1952.
________. Early economic thought in Spain: 1177-1740. New York: Routledge, 2012.
HUERTA DE SOTO, J. A Escola Austríaca: mercado e criatividade empresarial. 2. ed. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.
________. Moeda, Crédito Bancário e Ciclos Econômicos: 1. ed. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2012.
________. Teoria da Eficiência Dinâmica. Lisboa: Bnomics, 2016.
IORIO, U. J. Dos protoaustríacos a menger: uma breve história das origens da Escola Austríaca de Economia. 2. ed. São Paulo: LVM, 2017. (Coleção Protoaustríacos).
JUANA, R. M. Introduction. In: GRABILL, S. J. (Ed.). Sourcebook in late-scholastic monetary theory: the contributions of Martín de Azpilcueta, Luis de Molina, S. J., and Juan de Mariana, S. J.. Lanham, MD: Lexington Books, 2007. p. 3-15.
LESSIUS, L. On sale, securities, and insurance. Grand Rapids: CLP Academic, 2016.
MARIANA, J. A treatise on the alteration of money (1609). In: GRABILL, S. J. (Ed.). Sourcebook in late-scholastic monetary theory: the contributions of Martín de Azpilcueta, Luis de Molina, S. J., and Juan de Mariana, S. J. Lanham, MD: Lexington Books, 2007. p. 249-327
MARX, K. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
REEDER, J. El pensamiento económico de los escolásticos. In: PERDICES DE BLAS, L. (Ed.). Historia del pensamiento económico. Madrid: Editorial Síntesis, 2003. p. 21-41. (Serie historia económica).
ROTHBARD, M. N. Economic thought before Adam Smith: an austrian perspective on the history of economic thought. Auburn: Edward Elgar Publishing, 2006. v. 1.
SCHUMPETER, J. A. History of economic analysis. New York: Routledge, 2006.
VITÓRIA, F. de. Contratos y Usura. Barañáin (Navarra): Ediciones Universidad de Navarra, 2006.
WEISHEIPL.J.A. Scholastic method. In: ________.(Org.). New catholic encyclopedia. New York: McGraw-Hill, 1967.
WOODS JR., T. A Igreja e o mercado: uma defesa católica da economia de livre mercado. Campinas, SP: Vide Editorial, 2019.
ZORROZA, M. I. Introducción. In: VITÓRIA, F. de. Contratos y Usura. Barañáin (Navarra): Ediciones Universidad de Navarra, 2006.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Synesis (ISSN 1984-6754)