EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA
PDF/A (English)

Palavras-chave

Socrates
causal dualism
pluralism
the evolution of consciousness
the evolution of thinking
hierarchy of logics
statement of observability
statement of causality

Como Citar

Safronov, A. V. . (2022). EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA: A EVOLUÇÃO MULTISUBSTANCIAL DO OBSERVADOR E A HIERARQUIA DA LÓGICA MODAL NO DUALISMO CAUSAL. Synesis (ISSN 1984-6754), 14(1), 399–421. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2334

Resumo

O tema da pesquisa do autor são as teorias existentes e possíveis descrevendo o desenvolvimento ou a evolução de um fenômeno mental como a consciência. As principais abordagens para a formação de tais teorias em sua perspectiva histórica têm sido consideradas. Em particular, a teoria da informação integrada atualmente relevante de Tononi combina a idéia de panpsicismo sobre o papel fundamental do mental e a teoria da evolução de Spencer sobre o crescente nível de complexidade no mundo. As teorias evolutivas de Dennett e Dawkins são baseadas na idéia darwiniana de seleção natural. A periodização dos estágios culturais e históricos no desenvolvimento da humanidade e, como conseqüência, os tipos de pensamento humano por Jaspers continua a tradição do historicismo de Hegel e o isolamento do princípio espiritual no desenvolvimento do homem por Dilthey. Uma abordagem da evolução da consciência dentro da estrutura do dualismo causal também foi considerada. O artigo propõe uma experiência de pensamento na qual o antigo filósofo grego Sócrates é transferido para o presente. A questão de como um filósofo perceberia o tipo de pensamento e consciência de uma pessoa moderna tem sido investigada. Concluiu-se que Sócrates pertence a um certo tipo de pensamento correspondente ao seu período histórico de evolução do pensamento e da consciência.

PDF/A (English)

Referências

Chalmers, D. (2013). The Conscious Mind: In Search of a Fundamental Theory. Translated from English by Vasiliev, V. V. Moscow: URSS: Book House "LIBROKOM".

Dennett, D. (2004). Types of psyche: Towards an understanding of consciousness. Moscow: Idea-Press.

Gutfreund, Y. (2018). The Mind-Evolution Problem: The Difficulty of Fitting Consciousness in an Evolutionary Framework. Frontiers in Psychology, 9: 1537. DOI: 10.3389/fpsyg.2018.01537

Hegel, G.V.F. (1992). The phenomenology of the spirit. Translated by Shpet, G. G. Saint Petersburg: "Science".

Jaspers, K. (1991). The meaning and purpose of history. Moscow: Republic, pp. 32–50.

Kegan, R. (1994). In over our heads: The mental demands of modern life. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Lebedev, D. (1874). Plato about the soul. Analysis of the dialogue "Phaedo" with the translation of the text of the conversation and explanatory notes to the translation. Notes of the Imperial Novorossiysk University, 13.

Lermontov, M. Yu. (2014). Hero of our time. Saint Petersburg: Lenizdat.

Metlov, V. I. (2016). An introduction to dialectics, or philosophy in science. From a thing-in-itself to a thing for us. Moscow: Lenand.

Plato. (1896). Phaedo, Plato’s talk. Translated by Lebedev, D. Moscow.

Razumov, M. S. (2008). "The problem of Socrates" through the eyes of Nietzsche. Vestnik Omskogo universiteta, 2, 58–62.

Safronov, A. V. (2021). Causal dualism. Moscow: Eksmo.

Soloviev, V. S. (1991). Lermontov. In: Philosophy of Art and Literary Criticism. Moscow.

Tinbergen, N. (1985). Behavior of animals, 1965. Translated from English. Moscow: Mir.

Tononi, G. (2008). Consciousness as Integrated Information: A Provisional Manifesto. The Biological Bulletin, 215(3): 216–242.

Vygotsky, L. S. (2005). Psychology of human development. Moscow: Publishing House of Meaning; Eksmo.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Synesis (ISSN 1984-6754)

Downloads

Não há dados estatísticos.