Resumo
No artigo, os autores examinam as obras do clássico da literatura do Azerbaijão Imadeddin Nasimi (1369-1417) através do prisma da teoria de Nikolai Konrad. Ele afirmou que a Renascença como era cultural teve origem e se desenvolveu primeiro na literatura asiática e depois floresceu na Europa. As características dominantes da cosmovisão renascentista, sua manifestação nas literaturas européias e asiáticas são determinadas. Nasimi era um apologista proeminente do Hurufismo, promovido por meios literários, mas sua obra era muito mais ampla do que a popularização dos ensinamentos de Hurufite e tinha um significado universal. A interpretação das obras de Nasimi mostra que sua glorificação de um ser humano, o reconhecimento da piedade, as intenções nacionais, a criatividade na língua nativa do Azerbaijão, juntamente com a língua 'livro' do Farsi, reforça o autoconhecimento, a síntese da fé com dúvidas pessoais, o culto aos sentimentos (amor) dando motivos para que a obra de Nasimi se enquadre organicamente no contexto da cultura renascentista. Estas características determinam a grandeza e a genialidade da poesia de Imadeddin Nasimi.
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