A DESCENTRALIZAÇÃO E A REGIONALIZAÇÃO NA ÓTICA DO ENSINO
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Palavras-chave

Descentralização
Educação
Problemáticas
Desafios

Como Citar

Mendes, I. de O., & Isabel Martins Guerreiro, C. . (2022). A DESCENTRALIZAÇÃO E A REGIONALIZAÇÃO NA ÓTICA DO ENSINO: QUESTÕES E REFLEXÕES. Synesis (ISSN 1984-6754), 14(1), 82–101. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2140

Resumo

Em Portugal, a descentralização é uma temática já diversas vezes trabalhada sobre os mais diferentes pontos de vista. A descentralização na ótica do setor da educação, é uma das áreas que mais tem suscitado debate na opinião pública, dado o impacto que tem na vida quotidiana das instituições e famílias. O presente artigo, pretende relacionar a opinião dos académicos de hoje da área da educação, com o conhecimento produzido ao longo das últimas cinco décadas, expondo determinadas problemáticas que têm vindo a ser levantadas. Nesse sentido, é apresentado um enquadramento sobre a descentralização, e a descentralização em matéria de educação, seguido da metodologia adotada e os resultados obtidos. Em suma e de uma maneira geral é possível afirmar que ainda é necessário percorrer um longo caminho para se designar como descentralização o que ocorre em Portugal.

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