UM COMENTÁRIO SOBRE O DESAFIO DA CATEQUESE CONTEMPORÂNEA
PDF/A

Palavras-chave

Catequese
Catequista
Formação
Jesus Cristo
Igreja

Como Citar

Cardoso de Sá, W., & Cassiano Junior, A. (2022). UM COMENTÁRIO SOBRE O DESAFIO DA CATEQUESE CONTEMPORÂNEA. Synesis (ISSN 1984-6754), 14(1), 221–235. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2137

Resumo

A catequese é fundamental para vida eclesial, e deve ser constantemente refletida, analisada e repensada para desempenhar seu múnus pastoral com excelência. O presente trabalho tem por objetivo clarificar a importância de se buscar renovação metodológica, sem a pretensão de apontar qual é o melhor método que a catequese deverá seguir, mas, que a mesma, a partir da escolha, deverá sempre priorizar a formação dos catequistas, principalmente no conhecimento das Sagradas Escrituras, de documentos da Igreja e de sua história. Além disso, pretendemos demonstrar a importância de se ter uma catequese cristocêntrica e fundamentada no mistério da Santíssima Trindade. Para responder a tais objetivos, adotaremos a metodologia de pesquisa bibliográfica, na forma de um artigo-ensaio. Quanto ao método, este será de caráter dedutivo. Nesse sentido, o presente trabalho faz um breve caminho pela sua história, analisando alguns dos desafios que emergiram e formas trabalhadas, desde seu início, até o Concílio Vaticano II. É possível notar, a partir da pesquisa, que é dever dos pastores incentivar a formação de seus colaboradores, para que eles sejam bem preparados para exercer seu ministério. Além disso, a partir da insistência de um programa sério e constante de formação para os agentes envolvidos no processo, há chances significativas de a catequese ser mais eficaz e oferecer base para que o cristão responda aos desafios do mundo contemporâneo que se apresentam à ele cotidianamente.

PDF/A

Referências

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia do Peregrino. 2.ed. São Paulo: Paulus, 2006.

CARMO, Solange Maria do. Catequese no mundo atual: Crises, desafios e um novo paradigma para a catequese. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2016.

CARVALHO, Humberto Robson de. Ministério do catequista. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2015.

______. Elementos fundamentais da espiritualidade do catequista. 1 ed. São Paulo: Paulus, 2014.

______. SILVA, Antonio Wardison C. A catequese como educação da fé. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2021.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Petrópolis, São Paulo: Ave Maria/Vozes/Paulinas/Paulus/Loyola, 2017.

CELAM. Documento de Aparecida. Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Paulus e Paulinas; Brasília: Edições, CNBB, 2011.

CNBB. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2019-2023. São Paulo: Edições CNBB, 2019.

CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1987.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Constituição Dogmática Dei Verbum. Disponível em: <https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651118_dei-verbum_po.html>. Acesso: 19 set. 2021.

______. Constituição Pastoral Gaudium et Spes. Disponível em: <https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651207_gaudium-et-spes_po.html>. Acesso: 13 set. 2021.

COSTA, Rosemary Fernandes da. A mistagogia em Cirilo de Jerusalém. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2015.

FRANCISCO Papa. Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Antiquum Ministerium (sobre a instituição do ministério de catequista). Paulus e CNBB; Brasília: 2021.

GODOY, Eliane. Planejamento na catequese. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2014.

JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Catechesi Tradendae. (sobre a catequese do nosso tempo). Petrópolis: Vozes, 1980.

______. Exortação Apostólica Christifideles laici (sobre vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo). São Paulo: Paulinas, 2009.

LIMA, Luiz Alves de. A Catequese do Vaticano II aos nossos dias. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2016.

PAULO VI. Carta Encíclica Mense Maio. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/paul-vi/pt/encyclicals/documents/hf_p-vi_enc_29041965_mense-maio.html>. Acesso: 24 set. 2021.

PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO. Diretório Geral para a Catequese. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2020.

SILVA, Aline Amaro da. Catequese digital: Por onde começar?. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Synesis (ISSN 1984-6754)

Downloads

Não há dados estatísticos.