PRAZER EM ARISTÓTELES E MILL: Similaridades entre ética das virtudes e utilitarismo
PDF/A

Palavras-chave

Aristóteles
Mill
Ética das Virtudes
Utilitarismo
Prazer

Como Citar

Stefani, J., & Carvalho, W. da S. (2021). PRAZER EM ARISTÓTELES E MILL: Similaridades entre ética das virtudes e utilitarismo. Synesis (ISSN 1984-6754), 13(2), 99–116. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2070

Resumo

O artigo apresenta uma análise comparativa entre as teorias do prazer na ética das virtudes e no utilitarismo com ênfase em Aristóteles e Mill. Inicialmente, investiga-se a controvérsia interpretativa suscitada pelas duas teorias sobre o prazer apresentadas por Aristóteles na Ética Nicomaqueia: i) o prazer como atividade e ii) o prazer como algo que acompanha ou completa uma atividade. A partir disso, analisa-se a noção de prazer em Mill no intuito de discriminar os pontos convergentes e divergentes acerca do prazer entre uma teoria das virtudes e uma teoria utilitarista. Conclui-se que as teorias parecem mais convergirem que divergirem pois, em ambas: i) o prazer não pode ser buscado independente das atividades; ii) há uma hierarquia dos prazeres importando a qualidade e não apenas a quantidade de prazer produzido; iii) o tipo de prazer considerado superior é o mesmo, assim como o tipo de prazer considerado inferior e iv) há pessoas que são tomadas como critério responsável por corretamente aquilatar os prazeres.


PDF/A

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicomaco. Coleção Os pensadores. Tradução de Vallandro e Bornheim. São Paulo: Abril cultural, 1973.

ARISTÓTELES. Metafísica. Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale; tradução de Marcelo Perini. Vol. II. 5a. Edição. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

ARISTOTLE. Nicomachean Ethics. Translated by T. Irwin. Cambridge: Harvard University Press, 1999.

ARISTÓTELES. Tópicos. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2007.

CRISP, R. (Routledge Philosophy Guidebook to) Mill on Utilitarianism. New York: Routledge, 1997.

IRWIN, T. Glossary and Notes. In: ARISTÓTELES. Nicomachean Ethics. Tradução de T. Irwin. Cambridge: Harvard University Press, 1999.

MILL, J. S. A Liberdade; Utilitarismo. Tradução de Eunice Ostrensky. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

NUSSBAUM, M. Mill entre Aristóteles e Benthan. Fundamento – Revista de Pesquisa em Filosofia, n. 4, jan–jun, 2012.

OWEN, G. E. L. Prazeres aristotélicos. In: ZINGANO, Marco (Org.). Sobre a Ética Nicomaqueia de Aristóteles. São Paulo: Odysseus Editora, 2010, pp. 84-102.

PAKALUK, M. Aristotle's Nicomachean Ethics: An introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Synesis (ISSN 1984-6754)

Downloads

Não há dados estatísticos.