Ética e Política em MacIntyre: um ethos transdisciplinar

Aléssio da Rosa

Resumo


O presente artigo tem por objeto aferir a plausibilidade da ética das virtudes, recontextualizadas por MacIntyre, como um paradigma de referência para a política contemporânea. Argumentamos em favor de uma ética e política interdependentes que possa ser uma alternativa efetiva para a superação do individualismo hedonista/consumista contemporâneo. Uma nova política, que possa fazer frente aos lobbys e interesses da atual classe política e seus representados, em detrimento ao bem-estar da coletividade, em sintonia com uma ética que contemple a natureza e o ser humano em harmonia com os demais seres vivos. Para o filósofo escocês, ética e política não são duas situações estanques ou excludentes, mas ao contrário, são dois movimentos interdependentes. Para além de duas disciplinas diferentes, ainda que possam ter pautas diversas, traduzem um ethos que se manifesta transdisciplinarmente.

Para realizarmos tal reflexão, apresentamos as bases principais da ética das virtudes e a concepção política pensadas e atualizadas por MacIntyre.

 

Palavras-chave: MacIntyre. Ética das Virtudes. Política. Interdependência.

 


Texto completo: PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Synesis está indexada em bases de dados, repositórios, diretórios, indexadores e portais, nacionais e internacionais, conforme a relação abaixo:

Logotipo do Crossref REDIB CiteFactor Diadorim Logotipo do Crossref Dialnet Academic Index Goldrush JournalTOCS Academic Journals Database Livre! www.scirus.com TroveEZBAcademic Index

* Proquest@, Ulrich's Periodicals Directory@ e EBSCO@ são bases de acesso restrito.



Consulte também:


Sherpa/Romeo JSTOR Scielo Redalyc Academic Journals Database Logotipo do Crossref Philosophy Documentation Center


Contadores estatísticos:



<

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License