Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. Orientações gerais

A partir de 2018, a Synesis publicará somente artigos inéditos de autores com doutorado ou em doutoramento, que submetem suas contribuições inéditas e aceitam as diretrizes da revista quanto à avaliação das contribuições por dois pareceristas às cegas (double blind peer-review).

Os artigos dos demais autores só serão avaliados se forem em co-autoria com doutores.

O processo de submissão e avaliação dos artigos é gratuito, conforme a política institucional. Recomenda-se a leitura da política de direitos autorais antes da submissão dos artigos.

O artigo encaminhado para possível publicação na Synesis deve ser redigido em português, inglês, espanhol ou francês de acordo com o modelo disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1iHs1QjxUMd3-6kpOQZPlRaRYOD5ik36K/view?usp=sharing

O artigo deve ser enviado exclusivamente pelo sistema eletrônico de editoração e publicação (SEER) da UCP. O artigo deve ser enviado no formato .doc ou .docx.

O artigo submetido não deve conter nenhuma informação que permita a identificação da autoria, em razão do sistema do duplo parecer às cegas. A identificação da autoria é realizada pelo cadastro do autor no sistema eletrônico da revista e seu conhecimento é restrito ao editor da revista não sendo compartilhado com os avaliadores. Por isso, a revista solicita aos colaboradores que removam do arquivo original qualquer informação que permita a identificação da autoria.

2. Extensão e formatação do artigo

O artigo deve ser redigido conforme o modelo indicado no link acima.

Deve o artigo conter no mínimo 10 páginas e no máximo 25 páginas, digitados no formato A4, com margem superior e esquerda de 3cm, inferior e direita de 2,5cm, paginados, com parágrafo justificado, com o recuo habitual de 1,5cm na primeira linha.

A fonte do corpo do texto deve ser a Garamond, tamanho 12, para as notas de rodapé, tamanho 10, e para as citações com mais de três linhas no corpo do texto, tamanho 11.

O espaçamento dos parágrafos deve ser: 1. Simples para o resumo/abstract, notas de rodapé e citações com mais de três linhas no corpo do texto; 2. Espaçamento de 1,5 para os demais parágrafos.

3. Estruturação do artigo

Todo artigo deve conter as seguintes partes:

  • Título e subtítulo do trabalho, em português e inglês, no topo da página, conforme modelo.
  • Resumo e as palavras-chave, conforme modelo.
  • Corpo do texto, deve ser subdividido conforme modelo pelo menos em três partes, correspondentes à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão (ou às considerações finais). Os títulos das seções do artigo devem ter numeração progressiva, conforme NBR 6024 (2003) e alinhamento à margem esquerda.
  • Citações longas, com mais de três linhas, devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 11, com recuo de 4cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos (itálico, negrito, etc.), com espaçamento entre linhas simples, conforme modelo. As citações curtas são inseridas com aspas normalmente no texto, com uso de aspas duplas.
  • Referências: devem ser apresentadas em ordem alfabética, conforme modelo e normas técnicas da ABNT (NBR 6023, 2002).


4. Referências

A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor. As informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé, onde forem citados.

5. Ilustrações

As ilustrações devem ser encaminhadas em arquivos separados, gravados em extensão .tif ou .jpg, com resolução de 300dpi.

Política de Privacidade

Durante todo o processo de avaliação das contribuições submetidas à Synesis, é garantido o sigilo e o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.