A integração das emoções no processo educativo
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A Integração das Emoções no Processo Educativo

Como Citar

Alves, A. M. R. (2015). A integração das emoções no processo educativo. Synesis (ISSN 1984-6754), 7(1), 21–43. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/778

Resumo

Esse artigo expõe as principais características das filosofias do dever moral e daquelas que explicam a ação humana a partir do sentimento moral. Essas filosofias são opostas em muitos pontos, mas coincidem na contraposição entre sentidos e razão humanos. Ambas as propostas filosóficas têm repercussões na Ética, no Direito e na Pedagogia, os quais acabam recebendo forte influência racionalista ou sentimentalista. Confrontamos esses dois sistemas com a atual “Ética das Virtudes”, a qual pretende sair do impasse surgido do debate entre as duas teorias anteriores a partir do redescobrimento de pensadores como Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Atualmente, a Ética das Virtudes assume a colaboração de pesquisadores de diversas ciências contemporâneas, tais como a Sociologia, a Neurociência e a Filosofia Política.

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