FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DO MONOTHEÍSMO (AHURA MAZDA) EM GHATS DE AVESTA
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Palavras-chave

Mithra.
Zoroastrismo
Zoroastro.
Gohs
Avesta
Ustavad
Vohu Manah
Ahura Mazda
Ahunavad
Xsahra Vairya
"Yasna"

Como Citar

Urazova, R., Yusupova, N. ., Ernazarov, O. ., Alidjanova, L. ., Gafurova, I. ., & Berdiyev, K. . (2024). FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DO MONOTHEÍSMO (AHURA MAZDA) EM GHATS DE AVESTA. Synesis (ISSN 1984-6754), 16(1), 527–553. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2971

Resumo

Este artigo explora os fundamentos históricos da ideia de uma única divindade no Zoroastrismo. Conforme observado no artigo, a ideia de criação e patrocínio no Zoroastrismo continua sendo uma das questões mais difíceis da avestalogia. Zoroastro foi um dos primeiros a introduzir a Causa Primeira, que criou a existência com base no importante potencial do pensamento humano e da possibilidade mental, no domínio da prática da fé de uma forma que pode ser percebida através de símbolos abstratos e do espírito. Primeiro, na história das religiões, é necessário separar a função da criação das visões primitivas, do totemismo, e conectar a ideia de criação com uma natureza divina abstrata. O artigo contém opiniões científicas sobre a necessidade de compreender a função criativa de Ahura Mazda como entidade criativa soberana e unificada. Além disso, "Gohs", incluído no nask "Yasna", o trabalho criativo do Avesta, revelou que no período Zoroastro foi feita uma escolha séria em relação ao politeísmo primitivo e às imagens míticas. Analisa-se que o deus supremo do Zoroastrismo Mazda surge em conexão com o significado Ahura – “alta honra, grandeza, senhor”, que é expressão de sua qualidade, grandeza incomparável. Ahura Mazda e seus anjos partem do fato de que conceitos divinos como Boa Intenção, Mente Perfeita e Boa Posse do Universo são os fundadores de uma única unidade espiritual. Está cientificamente comprovado que as suas funções visam diretamente garantir a vontade de Ahura Mazda e a estabilidade do bem. Com base na análise científica, está provado que Avesta inicialmente descreveu o mundo apenas como uma combinação de virtudes e equilíbrio, e o fundador da religião zoroastriana introduziu na prática fatores puramente espirituais e espirituais, e através deles a ideia de ser " controlado" por forças abstratas.

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