Resumo
O artigo analisa o sistema de leitmotifs que individualiza diversos personagens no romance “O Livro das Noites” da moderna escritora francesa Sylvia Germain. A pesquisa destaca os aspectos teóricos da mitificação do gênero romance no século XX. São destacados os signos de um romance mítico e o papel dos leitmotivs na trama e na composição do romance, sua importância para a caracterização de personalidades. Para caracterizar os heróis do romance, a simbolização na natureza e no ambiente, a combinação de vida e morte, grito e silêncio, sensual e real, foi revelada teoricamente e analisada na prática. O uso de leitmotivs de cor e cheiro como estímulos psicoemocionais da imaginação e da memória para fortalecer a visão geral das cenas-chave e individualizar os personagens da história é avaliado artisticamente. Neste contexto, muita atenção é dada ao papel do leitmotiv do número “sete”. Chama a atenção a relação com a morte, companheira constante da família Peniel. O artigo enfatiza o conceito artístico de Sylvie Germain. Existe uma forte ligação entre os leitmotivs do romance “O Livro das Noites”, as tradições literárias e a obra inovadora do escritor.
Referências
Blanckeman B. Les récits indécidables. Jean Echenoz. Hervé Guibert. Pascal Quignard. Coll. “Perspectives”. Paris: Presses Universitaires du Septentrion, 2000.
Bovsunivska, T. V. Genre modifications of the modern novel [monograph]. Disa Plus, Kharkiv, 2015.
Derrida, J. La dissémination. Editions du Seuil. Paris, 1972.
Derrida, J. Specters de Marx. Édition Galilée. Paris, 1993.
Fry, Northrop Big Code: Bible and Literature. Lviv: Litopys, 2010.
Germain, S. The Book of Nights. Translated by Christine Donougher – Dedalus Hall of Fame, 2013.
Hayduk, S. E. The image of a horse in the poetic structures of Mykhailo Lermontov. Scientific notes of Kharkiv National Pedagogical University named after H. S. Skovoroda, Series "Literary Studies", vol. 4 (68), part 1, p. 12–15, 2011.
Krupyak, M. Colorism in Valerian Pidmogilny’s novel "The City". Student Scientific Bulletin, iss. 44, p. 35-38, 2019.
Lastovetska-Solanska, Z. M. Some aspects of the interaction of music and literature. Current issues of cultural studies, no. 11, p. 201, 2011.
Lupak, N. Leitmotif as a way of organizing literary and musical space. Actual problems of modern philology. Literary studies, vol. XVII, p. 166-177, 2007.
Ruffel, L. Le dénoument, coll. "Chaoïd", Paris: Verdier, 2005.
Schoots, F. Passer en douce à la douane: l’écriture minimaliste de Minuit: Deville, Echenoz, Redonnet et Toussaint, éditions Rodopi, coll. “Fauxtitre”. Amsterdam: Rodop, i 1997.
Shevchenko, L. I., Dergach, D. V. Coloristics in modern linguistics: traditional and new. Studia Linguistica, no. 5, p. 234–239, 2011.
Surmak, O. The leitmotif in E. Bernheim’s novel "Stallone" as one of the principles of cinematographic writing. Foreign Philology, iss. 126, part 2, p. 137-144, 2014.
Sydorenko, T. V. Lingual representation of smell and taste in the novels of J. Harris: a functional approach. Scientific Bulletin of the Humanitarian University, series "Philology", vol 21, no. 1, p. 84-86, 2016.
Viart, D. Le Roman français au XX siècle. Paris: Hachette, 2011.
Vorova, T. P. Ditology of V. S. Solovyov "The Magi" and "The Great Rosicrucian" in the socio-cultural context of the era: dissertation author’s abstract. Dnipropetrovsk: Dnipro National University, 2008.
William, D. Halsey. Scribner Dictionary. California: Macmillan Publishing Company Mission Hills, 1986.
Yaroshenko, L. V. Genre of the novel-myth in the works of A. Platonov, Monograph. Grodno, 2004.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Synesis (ISSN 1984-6754)