O EFEITO DA CULTURA ESCOLAR CENTRADA NO VALOR NOS CANDIDATOS A PROFESSORES
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Palavras-chave

Value
value centered
school
culture
school culture

Como Citar

Güldal Kan, Şebnem ., Öznacar, B. ., & Şensoy , Şeniz . (2023). O EFEITO DA CULTURA ESCOLAR CENTRADA NO VALOR NOS CANDIDATOS A PROFESSORES. Synesis (ISSN 1984-6754), 15(4), 220–233. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2793

Resumo

Os valores são referenciais que os indivíduos internalizam como resultado de sua interação com seu meio e que determinam seus traços de personalidade, que direcionam seus comportamentos ideais por meio da educação. Essas referências são necessárias para a aquisição de uma cultura escolar centrada em valores nas escolas. O objetivo do presente estudo é examinar e compreender até que ponto a cultura escolar centrada em valores na República Turca do Chipre do Norte (TRNC) se integrou ao ambiente universitário, conforme avaliado por candidatos a professores matriculados em uma universidade particular. Para tanto, o estudo utilizou um modelo de pesquisa descritiva, um projeto de pesquisa quantitativa. A Escala de Cultura Escolar Centrada em Valores foi utilizada para facilitar a avaliação da cultura escolar baseada em valores no ambiente universitário por candidatos a professores. O estudo utilizou a técnica de survey como método de coleta de dados. A esse respeito, o estudo foi realizado com 240 candidatos a professores matriculados na Faculdade de Educação Atatürk de uma universidade particular afiliada ao distrito central de Nicósia durante o ano acadêmico de 2022-2023. Os dados obtidos dos participantes foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 26.0. O valor de alfa de Cronbach obtido para as respostas dos participantes à Value Centered School Culture Scale foi de 0,836. A distribuição das características sociodemográficas dos alunos foi determinada por meio de análise de frequência e estatísticas descritivas foram fornecidas para as pontuações da escala. A normalidade da distribuição das notas dos alunos na escala foi examinada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov. Os dados não apresentaram uma distribuição normal. Portanto, o teste U de Mann-Whitney e o teste H de Kruskal-Wallis foram usados para comparar os escores da escala entre os alunos com base em suas características sociodemográficas. Os alunos foram distribuídos com base em suas características sociodemográficas. Dos participantes, 18,75% eram do sexo feminino e 81,25% do sexo masculino, 67,08% estavam na faixa etária de 19 a 23 anos, enquanto 32,92% estavam na faixa etária de 24 a 28 anos, 75,83% estavam matriculados no programa de educação infantil, 32,50% eram alunos da primeira série, 30,42% eram alunos da segunda série, 13,75% eram alunos da terceira série e 23,33% eram alunos da quarta série.

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