IMPACTO DA CIVILIZAÇÃO TECNOGÊNICA NA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO
PDF/A (English)

Palavras-chave

Thinking
Scientific and technological thinking
Informational thinking
Science-centrism
Technocentrism

Como Citar

Kotlyarova, V. ., Isakova, G. ., Vaslavskaya, I. ., Gorlova, O. ., Putrik, I. ., & Molochnikov, N. . (2023). IMPACTO DA CIVILIZAÇÃO TECNOGÊNICA NA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. Synesis (ISSN 1984-6754), 15(4), 172–184. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2741

Resumo

O artigo considera a evolução do pensamento no contexto da civilização tecnogênica. O objetivo do artigo é traçar a evolução do pensamento científico como um fenômeno da civilização tecnogênica do pensamento científico e tecnológico para o informativo no contexto da afirmação da autoridade do conhecimento útil com base em evidências matemáticas, lógica formal e conquistas da ciência moderna. O estudo foi realizado em 2022 usando métodos de coleta de dados qualitativos. O estudo mostra que a formação da civilização tecnogênica se deve à influência do pensamento científico e tecnológico, cujo surgimento é causado pelas exigências da realidade moderna, em que as esferas cultural e humanitária dão lugar à científica e tecnológica. O pensamento científico e tecnológico condiciona o desenvolvimento das tecnologias de informação e computação que geram o pensamento informacional. Conclui-se que a ciência é a base e o meio de sistematização da realidade natural e social. Ela causa o surgimento e o desenvolvimento da engenharia e da tecnologia. Com base nelas, forma-se o pensamento científico e tecnológico, cujo fundamento filosófico e metodológico é o racionalismo. A transformação do pensamento científico e tecnológico no processo de mudanças sociais leva ao surgimento do pensamento informacional, que é o resultado do desenvolvimento da informação e das tecnologias digitais e aparece como um modo de pensamento científico e tecnológico.

PDF/A (English)

Referências

Aleksandrova, I.; Nurutdinova, A.; Malukina, G.; Kladieva, O.; Zolotova, Y.; Zhuchkov, V. Development of information culture, self-education, and improved level of knowledge in students as factors in the competitiveness of a future specialist. Revista Conrado, v. 19, n. 92, p. 106-112, 2023.

Alekseeva, N.; Korepina, A.; Rymkevich, Y.; Malinenko, E.; Shutikova, N. Digitalização do direito no mundo moderno [Digitalization of law in the modern world]. Lex Humana, v. 15, n. 3, p. 309-324, 2023.

Biryukov, V. A.; Popov, S. A.; Danilova, E. V.; Sytnik, V. M.; Blau, S.; Rakhlis, T. P. (2021). Redução das ameaças à segurança financeira e desenvolvimento inovador de empresas sob influência do progresso científico e tecnológico [Reducing threats to financial security and innovative development of enterprises under the influence of scientific and technological progress]. Nuances: Estudos Sobre Educação, v. 32, n. 00, art. e021015, 2021. https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9128

Brey, P.; Sоraker, J. H. Philosophy of computing and information technology. In: Meijers, A. (Ed.) Philosophy of Technology and Engineering Sciences. Amsterdam: Elsevier Science & Technology Books, 2009. p. 1341-1407.

Bryzgalina, E. V. Chelovek kak frontir nauki i obrazovaniya [Person as the frontier of science and education]. In: Metodologiya v Nauke i Obrazovanii: Proceedings of the All-Russian Conference of Universities and Academic Institutes of the Russian Academy of Sciences. Moscow: Izd-vo MGTU im. N.E. Baumana, 2017. p. 3-8.

Chashchin, E. V. Tekhnicheskoe i tekhnologicheskoe myshlenie v sovremennom obshchestve [Technical and technological thinking in modern society]. Vestnik Chelyabinskogo gosudarstvennogo universiteta, v. 35, n. 289, p. 51-55, 2012.

Emelin, V. A. Tekhnologii kak faktor transformatsii identichnosti: Stanovlenie Homo Technologicus [Technology as an identity transformation factor: The formation of Homo Technologicus]. Natsionalnyi psikhologicheskii zhurnal, v. 1, n. 21, p. 9-18, 2016.

Emelin, V. A.; Tkhostov, A. Sh. Tekhnologicheskie soblazny informatsionnogo obshchestva: predel vneshnikh rasshirenii cheloveka [Technological temptations of the information society: the limit of human external extensions]. Voprosy filosofii, n. 5, p. 84-90, 2010.

Epstein, M. Ot Znaniya – K Tvorchestvu. Kak Gumanitarnye Nauki Mogut Izmenyat Mir [From Knowledge to Creativity. How the Humanities Can Change the World?]. Moscow, Saint Petersburg: Tsentr gumanitar. initsiativ, 2016. 480 p.

Gasparian, M.; Korneev, D.; Titov, V.; Karmanov, M.; Golkina, G.; Sekerin, V.; Gorokhova, A. Conceptual model of a smart integrated educational environment. Wisdom, v. 4, n. 3, p. 32-39, 2022. https://doi.org/10.24234/wisdom.v4i3.911

Gladilina, I. P.; Pankova, L. N.; Sergeeva, S. A.; Kolesnik, V.; Vorontsov, A. Use of information and computer-based distance learning technologies during COVID-19 active restrictions. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, v. 13, n. 6, p. 748-753, 2022. http://dx.doi.org/10.14569/IJACSA.2022.0130688

Karabushchenko, P.; Oskina, O.; Kudryashova, E.; Grigoriev, A.; Rogov, A. Las raíces filosóficas de la dicotomía confianza/desconfianza en las estructuras de los poderes públicos contemporáneos [Philosophical roots of trust/distrust dichotomy in the structures of contemporary public authorities]. Interacción y Perspectiva, v. 13, n. 1, p. 28-38, 2022.

Knekht, N. P. Tsifrovizatsiya filosofii: Problema znaniya i ponimaniya [Digitalization of philosophy: The issue of knowledge and understanding]. In: Pirogov, A. I.; Rastimeshina, T. V. (Eds.) Vek XXI: Tsifrovizatsiya. Vyzovy, Riski, Perspektivy. Proceedings of the International Scientific and Practical Conference. Seriya: “VIII Dekartovskie Chteniya”. Part 1. Moscow - Zelenograd: National Research University "Moscow Institute of Electronic Technology", 2022. p. 65-73.

Kulikov, I.; Minakov, I. Impacto de la modernización técnica y tecnológica y medidas especiales en el abordaje de la seguridad alimentaria [Impact of technical and technological modernization and special measures in addressing food security]. Nexo Revista Científica, v. 36, n. 02, p. 155-164, 2023. https://doi.org/10.5377/nexo.v36i02.16055

Lektorskii, V. A. Filosofiya, obshchestvo znaniya i perspektivy cheloveka [Philosophy, knowledge society and human perspectives]. Voprosy filosofii, n. 8, p. 30-34, 2010.

Lukashevich, V. K. Filosofiyai Metodologiya Nauki [Philosophy and Methodology of Science]: Student’s Textbook. Minsk: Sovremennaya shkola, 2006. 320 p.

Maia, T. S. V.; Correia, P. M. A. R. E-government e sociedade digital [E-government and digital society]. Synesis, v. 14, n. 1, p. 184-206, 2022.

Medvedev, N. V.; Borodulya, A. A. Filosofiya v informatsionnom obshchestve [Philosophy in the information society]. Vestnik Tambovskogo universiteta. Seriya: Obshchestvennye nauki, v. 4, n. 14, p. 5-11, 2018.

Mendes, I. de O.; Isabel Martins Guerreiro, C. A descentralização e a regionalização na ótica do ensino: questões e reflexões [Decentralization and regionalization from the viewpoint of teaching - Questions and reflections]. Synesis, v. 14, n. 1, p. 82-101, 2022.

Mironov, A. V. Filosofiya Nauki, Tekhniki i Tekhnologii [Philosophy of Science, Engineering and Technology]. Moscow: MAKS Press, 2014. 272 p.

Nekrasov, A. S. Antropologicheskoe izmerenie tekhniki [Anthropological dimension of technology]. Kontekst i refleksiya: filosofiya o mire i cheloveke, v. 8, n. 4a, p. 202-209, 2019.

Nekrasov, S. I.; Nekrasova, N. A.; Sharapov, S. S. Filosofiya i Antropologiya Tekhniki [Philosophy and Anthropology of Technology]: Monograph. Moscow: Modul K, 2015. 220 p.

Obidina, Yu. S. Filosofiya i Metodologiya Nauki [Philosophy and methodology of science]: Study guide. Yoshkar-Ola: Mari State University, 2017. 238 p.

Otrokov, O.; Kovalenko, A.; Stepanova, G.; Gayazova, S.; Sergin, A.; Shelygov, A. Role of education and politics in the formation of a public socio-educational space of human self-expression. Revista Conrado, v. 19, n. 92, p. 485-490, 2023.

Pashkurov, A. Estratégias pedagógicas e axiológicas do realismo iluminista [Pedagogical and axiological strategies of enlightenment realism]. Revista on Line de Política e Gestão Educacional, v. 26, n. 00, art. e022154, 2022. https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17344

Petrova, E. V. Chelovek v Informatsionnoi Srede: Sotsiokulturnyi Aspect [Human Being in the Information Environment: Socio-Cultural Aspect]. Moscow: IFRAN, 2014. 137 p.

Piccinini, G. Computationalism in the philosophy of mind. Philosophy Compass, v. 4, n. 3, p. 515-532, 2009. http://dx.doi.org/10.1111/j.1747-9991.2009.00215.x

Rozin, V. M. Ponyatie i Sovremennye Kontseptsii Tekhniki [Concept and modern concepts of technology]. Moscow: IFRAN, 2006. 255 p.

Safronov, A. V. Evolução da consciência: A evolução multisubstancial do observador e a hierarquia da lógica modal no dualismo causal [Evolution of consciousness: The multisubstantial evolution of the observer and the hierarchy of modal logics in causal dualism]. Synesis, v. 14, n. 1, p. 399-421, 2022.

Sekerin, V.; Gorokhova, A.; Bank, S.; Gayduk, N.; Gorlevskaya, L. Transformación del mercado laboral y las competencias profesionales necesarias de los empleados bajo la influencia del desarrollo de tecnologías y ciencias prácticas [Transformation of the labor market and the necessary professional competencies of employees under the influence of the development of technologies and practical sciences]. Nexo Revista Científica, v. 35, n. 04, p. 942-949, 2022. https://doi.org/10.5377/nexo.v35i04.15532

Shadrina, E.; Kuliev, Z.; Schastlivtseva, E. Formation of thought style in organizing the educational process and training of medical students. Wisdom, v. 26, n. 2, p. 84-93, 2023. https://doi.org/10.24234/wisdom.v26i2.998

Shafazhinskaya, N.; Bondarenko, N.; Polozhentseva, I.; Molchanova, I.; Kozlov, V.; Aleshkov, A.; Vozkaev, S.-U.; Sekerin, V. Pedagogical potential of the philosophy of atheistic existentialism and humanistic psychoanalysis. Wisdom, v. 26, n. 2, p. 94-101, 2023. https://doi.org/10.24234/wisdom.v26i2.1000

Starostenkov, N. Instruções das atividades da comunidade científica e pedagógica na Federação Russa nas condições atuais [Directions of activities of the scientific and pedagogical community in the Russian Federation in the current conditions]. Revista on Line de Política e Gestão Educacional, v. 26, n. 00, art. e022153, 2022. https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17345

Sukharev, O. S.; Spasennikov, V. V. Transformatsiya vysshego obrazovaniya: Preodolenie konflikta kompetentsii i fundamentalnosti [Transformation of higher education: Overcoming the conflict of competence and fundamentality]. Ergodizain, n. 3(9), p. 107-119, 2020. https://doi.org/10.30987/2658-4026-2020-3-107-119

Trempolets, L.; Gots, E.; Malyshev, E.; Prizhennikova, A.; Sviridova, E.; Shirev, D. Políticas voltadas para a digitalização do governo Russo [Policies aimed at the digitalization of the Russian government]. Lex Humana, v. 15, n. 2, p. 487-498, 2023.

Vetoshkin, A. P.; Nekrasova, N. A.; Nekrasov, S. I. Nauka, tekhnika i tvorchestvo v zerkale filosofii [Science, technology and creativity in the context of philosophy]. Pozitsiya filosofskie problemy nauki i tekhniki, n. 11, p. 193-198, 2017.

Yastreb, N. A. Vychislitelnyi povorot v filosofii [Computational turn in philosophy]. Filosofskie problemy informatsionnykh tekhnologii i kiberprostranstva, v. 1, n. 9, p. 85-95, 2015. https://doi.org/10.17726/philIT.2015.9.1.167.7

Yudin, B. G. Tekhnonauka i “uluchshenie” cheloveka [Technoscience and the “update” of a person]. Epistemology & Philosophy of Science, v. 2, n. 48, p. 18-27, 2016.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Synesis (ISSN 1984-6754)

Downloads

Não há dados estatísticos.