Resumo
Este artigo tem como objetivo explorar abordagens para definir o conceito de cultura jornalística e identificar seu papel no desenvolvimento dos sistemas de mídia nacionais no estágio atual. A relevância da pesquisa está relacionada à definição dos papéis institucionais do jornalismo no espaço sociopolítico moderno e à correlação desses papéis com os sistemas nacionais de mídia. O estudo baseia-se nos princípios da análise comparativa e funcional, o que nos permite identificar os principais fatores que influenciam a formação da cultura jornalística em princípio, bem como identificar padrões de semelhanças e diferenças entre as culturas jornalísticas nacionais/regionais. O artigo também considera a questão das perspectivas de formação e desenvolvimento de uma cultura jornalística universal.
Referências
Forsyth, D. R. A taxonomy of ethical ideologies. Journal of Personality and Social Psychology, v. 39, n. 1, p. 175-184, 1980.
Hallin, D., Manchini, P. Comparing Media Systems. Three Models of Media and Politics. Cambridge University Press, 2004.
Hallin, D. C., Manchini, P. Comparing Media Systems Beyond the Western World. Cambridge University Press, 2012.
Hanitzsch, T. Deconstruction journalism culture: Toward a universal theory. Communication Theory, n. 17, p. 367-385, 2007.
Hanitzsch, T., Hanusch, F., Mellado, C., Anikina, M., Berganza, R., Cangoz, I., Coman, M., Hamada, B., Hernández-Ramirez, M.-E., Karadjov, C.D. , Moreira, S.V., Mwesige, P.G. , Plaisance, P.L., Reich, Z., Seethaler, J., Skewes, E.A. , Vardiansyah Noor, D., Kee Wang Yuen, E.. Mapping journalism cultures across nations. Journalism Studies, v. 12, n. 3, p. 273-293, 2011.
Hanitzsch, T., Mellado, C. What shapes the news around the world? How journalists in 18 countries perceive influences on their work. The International Journal of Press/Politics, v. 16, n. 3, p. 404-426, 2011.
Harro-Loit, H. Revisiting national journalism cultures in post-communist countries: The influence of academic scholarship. Media and Communication, v. 3, n. 4, p. 5-14, 2015.
Hesmondhalgh, D. Cultural Industries. Transl. from English. Moscow: Higher School of Economics Publishing House, 2014. 456 p.
Hollifield, C. A., Kosicki, M., Becker, L. Organizational vs. professional culture in the newsroom: Television news directors’ and newspaper editors’ hiring decisions. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 45, n. 1, p. 92-117, 2001.
Kornilov, E. A., Kornilova, E. E. Mass Communications at the Turn of the Millennium. Moscow: Flinta: Nauka, 2013. 43 p.
Mellado, K., Hellmueller, L., Márquez-Ramírez, M., Humanes, M. L., Sparks, K., Stepinska, A., Pasti, S., Schielicke, A.-M., Tandoc, E., Wang, H., Proskurina, A. D., Davydov, S. G. Hybridization of journalistic cultures: A comparative study of journalistic role performance. Communications. Media. Design, n. 4(3), p. 165-198, 2019.
Nigmatullina, K. R. Professional culture of a journalist: The search for common approaches in Western and Russian studies. Bulletin of Moscow University. Series 10. Journalism, n. 3. p. 84-104, 2019.
Nikonov, S., Lukin, S., Danilova, J., Georgieva, E., Turkin, M. Methods of political planning and forecasting in an information strategy. Information Age (online media), v. 3, n. 4(9), p. 31-40, 2019. https://doi.org/10.33941/age-info.com34(9)11
Siebert, F., Schramm, W., Peterson, T. Four Theories of the Press: The Authoritarian, Libertarian, Social Responsibility and Soviet Communist Concepts of What the Press should Be and Do. Transl. from English. Moscow: National Press Institute: Vagrius, 1998. 223p.
Vartanova, E. L. From press theories to media models: the history of the emergence of a comparative study of media systems abroad. Communications. Media. Design, n. 2(3), p. 5-16, 2018.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Synesis (ISSN 1984-6754)