VALORES ACADÊMICOS COMO BASE PARA A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL
PDF/A (English)

Palavras-chave

Academic values
international scientific communication
scientific interest
international relations
publishing activity
Ukraine

Como Citar

KUBALSKYI , O. . (2023). VALORES ACADÊMICOS COMO BASE PARA A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL . Synesis (ISSN 1984-6754), 15(1), 490–500. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2693

Resumo

A comunicação científica internacional está adquirindo uma importância econômica, política e cultural cada vez maior, influenciando cada vez mais o desenvolvimento de relações internacionais estáveis, não apenas na esfera da ciência e da educação. O objetivo desta pesquisa é determinar o quanto a comunicação científica internacional se baseia em valores acadêmicos. Essa comunicação não pode se basear em valores e interesses não científicos, pois isso faz com que a ciência perca seus próprios critérios de sucesso em atividades científicas e, consequentemente, a estratégia de avanço da ciência em geral. A ciência não pode se ajustar a interesses oportunistas externos, pelo contrário, ela deve propor soluções científicas para problemas práticos específicos altamente relevantes de outros sistemas sociais - economia, política, direito etc. Portanto, a comunicação científica internacional não apenas promove a autoridade dos valores acadêmicos, mas também se baseia nos valores acadêmicos como uma garantia de conformidade inabalável com os interesses científicos no desenvolvimento não apenas de projetos científicos ou educacionais, mas também daqueles relacionados à indústria, à defesa, à cultura etc. Nos últimos cinco anos, os acadêmicos da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia têm aumentado com confiança sua participação em publicações internacionais. A porcentagem de publicações de cientistas ucranianos em revistas científicas estrangeiras em relação às suas publicações em revistas ucranianas aumentou de 28% em 2018 para 36% em 2022. Nem a pandemia da COVID-19 nem a invasão militar em grande escala da Rússia na Ucrânia em 2022 poderiam inibir esse crescimento constante.

PDF/A (English)

Referências

National Academy of Sciences of Ukraine (2023). Report on the activities of the National Academy of Sciences of Ukraine in 2022. Kyiv: Akademperiodika. 593 p.

Cooper I. Diane. (2015). How to write an original research paper (and get it published). Journal of the Medical Library Association,103(2):67-8. doi: 10.3163/1536-5050.103.2.001

Corker, K. (2018). Open Science is a Behavior. Center for Open Science. https://www.cos.io/blog/open-science-is-a-behavior

Dewey, J. (1916). Democracy and Education. An Introduction to the Philosophy of Education. New York: The MacMillan Company. 434 p.

European Comission. (2023). Horizon 2020. https://research-and-innovation.ec.europa.eu/funding/funding-opportunities/funding-programmes-and-open-calls/horizon-2020_en

Habermas, J. (1968). Erkenntnis und Interesse. Frankfurt: Suhrkamp Verlag. 368 S.

Herwig, Holger H. (2016). The Demon of Geopolitics: How Karl Haushofer "Educated" Hitler and Hess. Rowman & Littlefield Publishers. 292 p.

Kant, Immanuel (1795). Zum ewigen Frieden: ein philosophischer Entwurf (1 ed.). Königsberg: bey Friedrich Nicolovius. doi:10.3931/e-rara-25308

Kubalskyi, O. (2022). Communicative Approach to Determining the Role of Personality in Science. Anthropological Measurements of Philosophical Research, 22, 36-48. DOI: doi: https://doi.org/10.15802/ampr.v0i22.271325

Matas, Jesús A. Valero. (2018). Values and science: an analysis the ethics in the science. Sociology International Journal 2(3):257‒265. DOI: https://doi.org/10.15406/sij.2018.02.00056

Novitzky, Peter, Bernstein, Michael J., Blok, Vincent, Braun, Robert, Chan, Tung Tung, Lamers, Wout, Loeber, Anne, Meijer, Ingeborg, Lindner, Ralf & Griessler, Erich. (2020). Improve alignment of research policy and societal values. The EU promotes Responsible Research and Innovation in principle, but implementation leaves much to be desired. Science. Vol 369, Issue 6499. pp. 39-41. DOI: 10.1126/science.abb3415

Oreskes, Naomi. (2021). Scientists Should Admit They Bring Personal Values to Their Work. Value neutrality among researchers is a myth that hurts the public trust of science. Scientific American. April 1, 2021. doi:10.1038/scientificamerican0421-73

Oreskes, Naomi. (2019). Why Trust Science? (Princeton, NJ: Princeton University Press). 392 p.

Oreskes, Naomi, Conway, Erik M. (2023). The Big Myth: How American Business Taught Us to Loathe Government and Love the Free Market (London: Bloomsbury) 576 p.

Schmitt, Carl (2018). The Tyranny of Values and Other Texts. Tr. from German and ed. by Samuel Garrett Zeitlin (Editor), Russell A. Berman (Editor). Telos Press Publishing. 230 p.

Seifert, Vanessa. (2021). Great expectations. How values influence decisions in science. Chemistry World. 29 APRIL 2021. https://www.chemistryworld.com/opinion/how-values-influence-decisions-in-science/4013532.article

Spagnesi, Lorenzo. (2023). Regulative idealization: A Kantian approach to idealized models. Studies in History and Philosophy of Science, Volume 99, Pages 1-9. https://doi.org/10.1016/j.shpsa.2023.02.002

Stegenga, Jacob. (2022). Evidence of effectiveness. Studies in History and Philosophy of Science, Volume 91, Pages 288-295. https://doi.org/10.1016/j.shpsa.2022.01.001

United Nations. (2023). Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. https://sdgs.un.org/2030agenda

Weber, Max (2015). Weber's Rationalism and Modern Society, tr. from German and ed. by Tony Waters and Dagmar Waters (New York: Palgrave Macmillan)

Weinberger, Naftali, & Bradley, Seamus. (2020). Making sense of non-factual disagreement in science. Studies in History and Philosophy of Science Part A, Volume 83, Pages 36-43. https://doi.org/10.1016/j.shpsa.2020.01.004

Wilholt, Torsten. (2009). Bias and values in scientific research. Studies in History and Philosophy of Science Part A, Volume 40, Issue 1, 92-101. https://doi.org/10.1016/j.shpsa.2008.12.005

Winsberg, Eric, Huebner, Bryce, & Kukla, Rebecca. (2014). Accountability and values in radically collaborative research. Studies in History and Philosophy of Science Part A, Volume 46, Pages 16-23, https://doi.org/10.1016/j.shpsa.2013.11.007

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Synesis (ISSN 1984-6754)

Downloads

Não há dados estatísticos.