ESTADO DA NECESSIDADE ADMINISTRATIVA E COMPENSAÇÃO PÚBLICA: RESPONSABILIDADE POR ATOS LÍCITOS E COMPENSAÇÃO POR SACRIFÍCIO EM ANGOLA
PDF/A

Palavras-chave

Estado de necessidade administrativa; Indemnização pública; Responsabilidade civil por atos lícitos; Indemnização pelo sacrifício; Causas de exclusão da indemnização pública.

Como Citar

Pedro, R. (2023). ESTADO DA NECESSIDADE ADMINISTRATIVA E COMPENSAÇÃO PÚBLICA: RESPONSABILIDADE POR ATOS LÍCITOS E COMPENSAÇÃO POR SACRIFÍCIO EM ANGOLA. Synesis (ISSN 1984-6754), 15(3), 85–104. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2496

Resumo

O presente artigo analisa o novo quadro jurídico angolano referente ao estado de necessidade administrativa com destaque para o regime de indemnização publica que deve ser convocado nestas situações de excecionalidade jurídica. Este quadro inclui uma noção legal de estado de necessidade administrativa e um regime de indemnização pública pelos danos causados por atuações públicas em estado de necessidade. Explora-se o regime da responsabilidade civil por atos lícitos e da obrigação de indemnizar pelo sacrifício imposto aos particulares, assim como as causas de exclusão da indemnização civil pública extracontratual, em particular, em estado de necessidade administrativa, fazendo-se uma análise crítica das recentes soluções adotadas pelo legislador.

PDF/A
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Synesis (ISSN 1984-6754)

Downloads

Não há dados estatísticos.