CARACTERÍSTICAS DA SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS BURYAT NA CULTURA TRADICIONAL
PDF/A (English)

Palavras-chave

Cultura tradicional.
Valores educacionais
Iniciações de idade.
Socialização.
Costumes transitórios
Tradições familiares.

Como Citar

TÜRKMEN, M. ., & Akif ZİYAGİL, . M. . (2022). CARACTERÍSTICAS DA SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS BURYAT NA CULTURA TRADICIONAL. Synesis (ISSN 1984-6754), 14(1), 323–340. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2320

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de conhecer as características da socialização das crianças Buryat na cultura tradicional. No sistema de valores parentais, enfatiza-se a responsabilidade dos pais em relação aos familiares na formação da personalidade da criança. A multicriança na família é sustentada pela fé no renascimento da alma, a adoção de uma missão especial do surgimento da criança, a tradição de dar filhos a parentes sem filhos. Mecanismos de socialização na comunidade nômade, transição de idade (iniciações de idade) e cerimônias, transição para a vida profissional, sociologia de gênero. A pesquisa se baseia numa abordagem axiológica: as tradições da cultura ancestral serviram como ideais de paternidade, em que o princípio principal é a atitude de valor em relação à criança. Com base na análise teórica dos dados etnográficos dos enterros, foram determinados a especificidade e os mecanismos de socialização das crianças na cultura tradicional. A aplicação de análises comparativas permitiu revelar as semelhanças e diferenças na determinação dos limites da infância e das tradições educacionais dos povos de língua turco-mongol. O método de modelagem tornou possível incorporar dados de pesquisa empírica e confirmar a periodização relacionada à idade da infância em enterros. As práticas e mecanismos da socialização infantil foram analisadas com base nas tradições e ações rituais que permitem a transição da criança para uma nova etapa de crescimento. Acontece que o principal ambiente de socialização do indivíduo na etapa da infância é uma família ou um grupo associado à família. O sistema de valores educativos tradicionais que define os modelos comportamentais de Buryat, determinou a compreensão de seu "Self" nas relações sociais, sua inclusão precoce na vida empresarial.

PDF/A (English)

Referências

Baldayev S. P. (1970). Rodoslovnyye predaniya i legendy Buryat: v 2 chastyakh. Ulan-Ude: Buryatskoye knizhnoye izdatel'stvo.

Beketova A.P., Kuprina T.V., Petrikova A. (2018). Development of students’ in-tercultural communicative tolerance in the university multilingual educational environment. // Образование и наука. –Vol. 20(2): 108–124. DOI: https://doi.org/10.17853/1994-5639-2018-2-108-124

Dagbayeva S.B. (2018). "Tendentsii i varianty etnicheskoy sotsializatsii podrostkov" Rossiyskiy psikhologicheskiy zhurnal. Vol. 15 (1): 140–156. DOI: https://doi.org/10.21702/rpj.2018.1.7

Dagbayeva S.B. "(2012). Traditsionnaya sistema vospitaniya Buryat". Vestnik Buryatskogo gosudarstvennogo universiteta. 2012, (15): 120–124. https://elibrary.ru/item.asp?id=1826685

Galdanova G. R. (1992). Zakamenskiye Buryaty: istoriko-etnograficheskiye ocherki (vtoraya polovina XIX – pervaya polovina XX v.). Novosibirsk: Nauka Sib. Otdniye.

Hartanto, Dwi, Nurlan Kusmaedi, Amung Ma’mun, Bambang Abduljabar (2021). “Integrating Social Skills in Traditional Games with Physical Education Interventions”. International Journal of Human Movement and Sports Sciences, 9(5): 921-928, DOI: 10.13189/saj.2021.0905

Huang T.H., Liu Y.C. (2017). “Science education curriculum development principles in Taiwan: connecting with aboriginal learning and culture”. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, Vol. 13 (5): 1341–1360 DOI: https://doi.org/10.12973/eura-sia.2017.00674a

Ivanov A.A., Ivashchenko Ya.S. (2018). "Aksiologiya formirovaniya cheloveka v traditsionnoy kul'ture". Vestnik Novosibirskaya gosudarstvennogo pedagogicheskogo universiteta. 8(6): 236–249. DOI: https://doi.org/10.15293/2226-3365.1806.15

Jules T.D. (2017), Mature regionalism’ and the genesis of ‘functional projects’: ‘educational regionalism’ in small (and micro-states). Globalisation, Societies and Education. Vol. 15 (4): 482–498. DOI: https://doi.org/10.1080/14767724.2016.1264289

Khukhlayeva O. V. (2008). Etnopedagogika: sotsializatsiya detey i podrostkov v traditsionnoy kul'ture: uchebnoye posobiye. Moskov: Moskovskiy psikhologo-sotsial'nyy institut.

Kolokoltsev M.M. (2017). "Etnopedagogicheskiy komponent fizicheskogo vospitaniya shkol'nikov". Obrazovaniye i nauka.2017, 19 (3): 156–170. DOI: https://doi.org/10.17853/1994-5639-2017-3-156-170

Lee J.K., Shin S., Yoo H.H. (2018). Exploring the Ontological Status of the Race Concept as Perceived by Korean Medical Students // Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, Vol. 14 (10). – Article No: em1582. DOI: https://doi.org/10.2

Lianaki-Dedouli I., Plouin J. (2017). “Bridging anticipation skills and intercultural competences as a meansto reinforce the capacity of global citizens for learning to learn together” Futures, 2017. Vol. (94): 45-58 pp. DOI: https://doi.org/10.1016/j.futures.2017.03.001

Lopsonova, Z.B., Mansheyev, D.M. (2020). "Spetsifika sotsializatsii detey v traditsionnoy kul'ture Buryat". Vse prava zashchishcheny, 2020, ISSN 2658-6762, Tom /Vol. 10 (4): 202-219. DOI: 10.15293/2658-6762.2004.13

McElligott R. (2019). “Boys indifferent to the manly sports of their race”: nationalism and children’s sport in Ireland, 1880–1920. Irish Studies Review. 2019. Vol. 27 (3): 344–361. DOI: https://doi.org/10.1080/09670882.2019.1584977

Morales M.P. (2017). Exploring indigenous game-based physics activities in pre-service physics teachers' Conceptual change and transformation of epistemic beliefs. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education., Vol. 13 (5): 1377–1409, DOI: https://doi.org/10.12973/eurasia.2017.00676a

Mustafayeva D.Sh. (2015). “Sem'ya kak istochnik obshch chelovecheskikh i natsional'no-etnicheskikh tsennostey v vospitanii i razvitii lichnosti". Mir nauki, kul'tury, obrazovaniya. No (2): 96–98. URL: https://www.elibrary.ru/item.asp?id=23737102

Orlandi R. (2018). Capelin P., Garcia R., “Oliveira A. Education and Ethnic-Racial Relations: Altering Encounters between University and Community”. Open Journal of Social Sciences. 2018, Vol. 6, (12): 76–87 pp. DOI : https://doi.org/10.4236/jss.2018.612008 .

Rabadanova R.S., Fatykhova A.L., Akhmadiyeva L.N. (2018). Vospitaniye nravstvenno-esteticheskikh potrebnostey na osnove etnicheskikh tsennostey: Etnopedagogika v kontekste sovremennoy kul'tury. Ufa: Izdatel'stvo Bashkirs kogo gosudarstvennogo universiteta. 161–164. pp, URL: https://www.eli-brary.ru/item.asp?id=37226919

Sydenova R.P. (2017). "Antropologiya detstva Buryat: kul'tura sotsializatsii". Istoricheskiye, filosofskiye, politicheskiye i yuridicheskiye nauki, kul'turologiya i iskusstvovedeniye. Voprosy teorii i praktiki. 2017. No 3 (2): 174.

Takhokhov B. A. (2019). “Formirovaniye etnokulturnoy kompetentnosti uchashchikhsya v kontekste globalizatsii”, Science for Education Today, Vol. 9(4): 73–92, DOI: http://dx.doi.org/10.15293/2658-6762.1904.05

Togan, A. Zeki Velidî (1981). “Bugünkü Türkili (Türkistan) ve Yakın Tarihi”. 1. Cilt: Batı ve Kuzey Türkistan. 2. Baskı. İstanbul: Enderun Kitabevi.

Tokmasheva M. A., Ilin A. A., Kapilevich L. V. (2019). Vliyaniye shorskikh natsional'nykh podvizhnykh igr na formirovaniye dvigatel'nykh navykov u shkol'nikov s uchetom etnicheskikh osobennostey". Science for Education Today. 2019. 9(3): 254–271. DOI: http://dx.doi.org/10.15293/2658-6762.1903.15

Tsırendorjiyeva B-H.J. (2014). Khun bolokho bagahaa. Ulan-Ude: Belig.

Tsydypov B.D., Gombozhapova Kh.D. (2014). "Istoriko-kulturnyye predposylki narodnogo vospitaniya u Buryat". Vestnik Zabaykalʹskogo gosudarstvennogo universiteta. Vol. (4): 58–64, URL: https://elibrary.ru/item.asp?id=21536947

Williams J. (2018). “I didn’t even know that there was such a thing as aboriginal games’: a figurational account of how Indigenous students experience physical education”. Sport, Education and Society. Vol. 23 (5). – P. 426–474. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2016.1210118

Zhang J. (2019). “Educational diversity and ethnic cultural heritage in the process of globalization” International Journal of Anthropology and Ethnology, 3(7): 19-22, https://doi.org/10.1186/s41257-019-0022-x

Zhukovskaya N.L. (2002). Kochevniki Mongolii: kul'tura, traditsii, simvolika. Moskva: Izdatel'skaya firma- Vostochnaya literatura.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Synesis (ISSN 1984-6754)

Downloads

Não há dados estatísticos.