NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS CIDADÃOS COM OS SERVIÇOS LOCAIS
PDF/A (English)

Palavras-chave

Local services
satisfaction
municipality
citizen satisfaction
Konya-Ereğli

Como Citar

Erkek, S. ., & Örselli, E. . (2023). NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS CIDADÃOS COM OS SERVIÇOS LOCAIS: O CASO DE KONYA-EREĞLI. Lex Humana (ISSN 2175-0947), 15(3), 395–408. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/2652

Resumo

A relação estado-cidadão mudou com o rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e os métodos de prestação de serviços de instituições públicas e governos locais também mudaram. As instituições que não conseguem atender às expectativas e demandas de seus cidadãos e não conseguem prestar serviços efetivos para os mesmos são consideradas malsucedidas pela sociedade. Portanto, é quase uma necessidade para as instituições públicas e governos locais verificar se seus cidadãos estão satisfeitos com os serviços prestados e tomar medidas corretivas em serviços com baixa satisfação. O objetivo do estudo é determinar o nível de satisfação dos cidadãos com os serviços locais prestados no distrito de Ereğli, na província de Konya. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas face a face com 1.102 pessoas em 49 bairros entre 06.06.2022 e 04.07.2022 no centro do distrito de Ereğli. De acordo com os resultados, os três serviços locais com os quais os inquiridos estão mais satisfeitos são os serviços de “Saúde de Emergência/Ambulância, Bombeiros, Polícia/Segurança”. Verificou-se também que o nível de satisfação dos cidadãos foi afetado pelos “serviços locais, serviços de transportes públicos, serviços de limpeza e saúde ambiental, serviços de espaços verdes ajardinados, serviços de água e esgotos e serviços de iluminação elétrica”.

PDF/A (English)

Referências

Benmansour, N. A. (2019). Citizens and expatriates satisfaction with public services in Qatar - evidence from a survey. International Journal of Social Economics, 46(3), 326-337. https://doi.org/10.1108/IJSE-03-2018-0118.

Bostancı, B. and Erdem, N. (2020). Investigating the satisfaction of citizens in municipality services using fuzzy modelling. Socio-Economic Planning Sciences, 69, 1-13, https://doi.org/10.1016/j.seps.2019.100754

Çakır, C. (2022). A Study on Measuring Satisfaction with Municipal Services: The Example of Gümüşhane Municipality. Kahramanmaraş Sutcu Imam University Journal of Social Sciences, 19(1), 287-305. http://doi.org/10.33437/ksusbd.837322.

Collins, B. K.; Kim, K. J. and Tao, J. (2019). Managing for citizen satisfaction: Is good not. Journal of Public and Nonprofit Affairs, 5(1), 21-38. https://doi.org/10.20899/jpna.5.1.21-38

Gendel-Guterman, H. and Billig, M. (2021). Increasing citizen satisfaction with municipal services: The function of intangible factors. International Review on Public and Nonprofit Marketing, 18, 171–186. https://doi.org/10.1007/s12208-020-00267-y.

İzci, F.; Göksoy-Sevinçli, B. and Demirci, K. (2022). Measuring Satisfaction Towards Municipal Services: The Example of Bitlis Province. Journal of Academic Projection, 7(2), 1-22.

Karasar, N. (2005). Bilimsel araştırma yöntemi. 15. Baskı, Ankara: Nobel Yayın Dağıtım.

Kayaci, M. (2022). Citizens’ perceptions of public administration ethics, public service quality and politicization of public organizations: a study in Diyarbakır. Siyasal: Journal of Political Sciences, 31(2), 349–367. http://doi.org/10.26650/siyasal.2022.31.1069278

Lim, D. H. And Lee, D. W. (2021). Non-Face-to-Face Public Services and Perceptions of Public Organizations. Sustainability, 13, 1-15. https://doi.org/10.3390/su132112185.

Örselli, E. and Bayrakcı, E. (2016). Yerel Hizmetlerde Vatandaş Karnesi: Konya Örneği. Konya: Çizgi Kitabevi.

Örselli, E. and Bilici, Z. (2018). Ration card of mayor: Satisfactions of citizens from local services. 4th International Symposium on Social Humanities and Administrative Sciences, May 3, 2018, 193-210.

Örselli, E., Bayrakcı, E. and Bilici, Z. (2019). Citizens’ satisfaction from local services: The case of Konya. Journal of Social and Humanities Sciences Research, 6(46), 4078-4086. http://dx.doi.org/10.26450/jshsr.1625.

Öztürk, N. K. and Coşkun, B. (1998). Yerel yönetimlerde toplam kalite yönetiminin uygulanması ve ortaya çıkan sorunlar. Çağdaş Yerel Yönetimler Dergisi, 7, 113-125.

Romero-Subia, J. F.; Jimber-del Rio, J. A.; Ochoa-Rico, M. S. and Vergara-Romero, A. (2022). Analysis of Citizen Satisfaction in Municipal Services. Economies, 10(225), 1-24. https://doi.org/10.3390/economies10090225.

Yaman, A.; İsbir, B. and Tosun, H. Ü. (2022). The relation between efficiency and ethics at local public services: the case of Ardahan Municipality. The Journal of Ardahan University Faculty of Economics and Administrative Sciences, 4(1), 51-60.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Lex Humana (ISSN 2175-0947)

Downloads

Não há dados estatísticos.