Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1. Orientações gerais
O processo de submissão e avaliação de artigos é gratuito, de acordo com a política institucional. Recomendamos que você leia a política de direitos autorais antes de enviar seu artigo.

O artigo submetido para possível publicação deverá ser redigido em português, inglês, espanhol ou francês, conforme modelo disponível aqui.

O artigo deve ser enviado exclusivamente pelo sistema eletrônico de editoração e publicação da UCP (SEER). O artigo deve ser enviado em formato .doc ou .docx.

O artigo enviado não deve conter nenhuma informação que permita a identificação de autoria, devido ao sistema double blind review. A identificação da autoria é feita pelo cadastro do autor no sistema eletrônico da revista e seu conhecimento é restrito ao editor da revista e não é compartilhado com os revisores. Por isso, a revista solicita aos colaboradores que retirem do arquivo original qualquer informação que permita a identificação da autoria.

2. Etapas da submissão


O processo de submissão envolve as seguintes etapas:
1. O usuário deve cadastrar-se como autor no site da revista, através do preenchimento do formulário eletrônico.
2. Após logar na revista, é preciso iniciar o processo de submissão.
3. No início da submissão, o autor deve escolher a seção (artigos ou resenhas) pertinente à sua contribuição e concordar com os termos da declaração de direito autoral.
4. Em seguida, o autor deve realizar a transferência do documento com sua contribuição (.doc, .docx., .rtf ou .dot);
5. A próxima etapa diz respeito à Inclusão dos metadados, ou seja, das informações sobre o(s) autor(es), título e resumo da contribuição, indexação e se houve apoio de agência de fomento;
6. A penúltima etapa consiste na transferência de documentos suplementares (opcional), que é obrigatória para a inclusão de figuras, p.ex.;
7. A última etapa da submissão consiste na confirmação, sem a qual o processo não estará concluído.

3. Extensão e formatação do artigo


O artigo deve conter no mínimo 10 páginas e no máximo 25 páginas, digitados no formato A4, com margem superior e esquerda de 3cm, inferior e direita de 2,5cm, paginados, com parágrafo justificado, com o recuo habitual de 1,5cm na primeira linha. A fonte do corpo do texto deve ser a Times New Roman, tamanho 12, para as notas de rodapé, tamanho 10, e para as citações com mais de três linhas no corpo do texto, tamanho 11.
O espaçamento dos parágrafos deve ser:
1. Simples para o resumo/abstract, notas de rodapé e citações com mais de três linhas no corpo do texto;
2. Espaçamento de 1,5 para os demais parágrafos.

4. Estruturação do artigo


Todo artigo deve conter as seguintes partes:

1. Título e subtítulo do trabalho, em português e inglês, no topo da página, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, versalete, itálico, negrito. Após o título, deixar duas linhas em branco, no tamanho de fonte 12.
2. Resumo e as palavras-chave: após o título e subtítulo, deve-se escrever o resumo e palavras-chave, primeiro em português e depois em inglês, em fonte Times, tamanho 12, espaço simples, justificado, sem recuo na primeira linha, com no máximo 15 linhas.
3.Corpo do texto: deve ser subdividido pelo menos em três partes, correspondentes à introdução, ao desenvolvimento e às considerações finais. Os títulos das seções do artigo devem ter numeração progressiva, conforme NBR 6024 (2003) e alinhamento à margem esquerda.
4. Citações longas, com mais de três linhas, devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 11, com recuo de 4cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos (itálico, negrito, etc.), com espaçamento entre linhas simples. As citações curtas são inseridas com aspas normalmente no texto, com uso de aspas duplas.
5. Referências: devem ser apresentadas em ordem alfabética, conforme normas técnicas da ABNT (NBR 6023, 2018).

5. Citações
As citações realizadas pelo nome do autor devem ser entre parênteses, contendo o sobrenome do autor em letra maiúscula seguido pelo ano de publicação e página, separados por vírgula, conforme os exemplos abaixo:

Exemplo 1:

"Itaque tum Scaevola cum in eam ipsam mentionem incidisset, exposuit nobis sermonem Laeli de amicitia habitum ab illo secum et cum altero genero, C. Fannio Marci filio, paucis diebus post mortem Africani. " (CICERO, 2000, p. 10)

Exemplo 2:

Segundo Cicero (200, p. 10), "itaque tum Scaevola cum in eam ipsam mentionem incidisset, exposuit nobis sermonem Laeli de amicitia habitum ab illo secum et cum altero genero, C. Fannio Marci filio, paucis diebus post mortem Africani."

Exemplo 3:

De acordo com Cicero (2000, p.10):

"Itaque tum Scaevola cum in eam ipsam mentionem incidisset, exposuit nobis sermonem Laeli de amicitia habitum ab illo secum et cum altero genero, C. Fannio Marci filio, paucis diebus post mortem Africani. Eius disputationis sententias memoriae mandavi, quas hoc libro exposui arbitratu meo; quasi enim ipsos induxi loquentes, ne 'inquam' et 'inquit' saepius interponeretur, atque ut tamquam a praesentibus coram haberi sermo videretur."


6. Referências


A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor. As informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé, onde forem citados.

7. Ilustrações

As ilustrações devem ser encaminhadas em arquivos separados, gravados em extensão .tif ou .jpg, com resolução de 300dpi.

8. Submissões 

Relacionamos abaixo uma síntese das práticas não são aceitas na revista para submissão de artigos. Caso essas práticas sejam constatadas, o editor reprovará a submissão na etapa inicial da avaliação:
 
Submissões múltiplas: não será permitida a submissão do mesmo artigo a vários periódicos simultaneamente. A revista exige que o artigo não esteja sendo considerado por nenhuma outra publicação ao mesmo tempo.
 
Submissão de PDF:  as submissões devem estar em um formato de arquivo específico (.doc ou .docx) do Microsoft Word, por isso é importante verificar as diretrizes da revista antes de enviar.
 
Desrespeito aos direitos autorais: um artigo não deverá incluir material protegido por direitos autorais sem a obtenção da devida permissão ou licença. Os autores devem assegurar-se de que possuem as permissões e licenças necessárias antes de submeter seu trabalho.
 
Auto-plágio: haverá reprovação do artigo que tenha sido publicado anteriormente ou que inclua partes significativas de trabalhos publicados anteriormente sem a devida citação ou reconhecimento. Os autores devem garantir que suas submissões sejam originais e não tenham sido publicadas anteriormente.
 
Submissões incompletas: não será aceita a submissão de um artigo que não atenda às exigências ou diretrizes da revista.
 
Falta de originalidade: não será aceita a submissão de um artigo que carece de pesquisa original ou contribuições significativas para as ciências sociais. Os autores devem garantir que seu trabalho seja novo, inovador e que contribua significativamente para o campo.

9. Política de uso da LLM

Lex Humana não aceitará texto gerado por Ferramentas de Modelo de Idioma (LLMs) como autoria creditada na pesquisa. As ferramentas de IA não podem assumir responsabilidade pelo trabalho, e qualquer atribuição de autoria traz consigo a responsabilidade pelo conteúdo.

Os autores que utilizam LLMs em suas pesquisas devem revelar explicitamente este fato em seu manuscrito. Esta divulgação deve incluir o nome e o número da versão do modelo utilizado e ser fornecida na seção de metodologia ou na seção de agradecimentos do manuscrito.

A seção de método ou agradecimentos deve descrever em detalhes como o texto gerado foi produzido usando o LLM, incluindo os parâmetros e configurações usadas, e quaisquer etapas adicionais de pré ou pós-processamento aplicadas ao texto gerado devem ser relatadas.

Os autores devem garantir que o texto gerado seja factualmente preciso, relevante para a questão da pesquisa e consistente com o conhecimento existente no campo. A escrita original e o texto gerado pelo LLM devem ser claramente diferenciados, e o texto gerado deve estar em itálico e entre aspas.

Os autores devem reconhecer as limitações potenciais dos LLMs em seu manuscrito, incluindo o potencial de parcialidade e erros. Eles também devem explicar como abordaram estas questões da melhor forma possível.

O uso de LLMs na pesquisa deve ser justificado com base na questão específica da pesquisa e nos benefícios potenciais do uso da ferramenta. O manuscrito deve explicar as razões para o uso de LLMs e como eles contribuíram para a questão da pesquisa.

A equipe editorial da Lex Humana se reserva o direito de solicitar acesso aos dados brutos e código usados na pesquisa auxiliada por LLMs para verificar a autenticidade dos resultados.

Artigos

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Política de Privacidade

Durante todo o processo de avaliação das contribuições submetidas à Lex Humana, é garantido o sigilo e o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.