Arendt: em defesa da pluralidade humana na política

José João Neves Barbosa Vicente

Resumo


O pensamento político de Arendt é constituído por vários conceitos importantes analisados e discutidos por ela com rigor e profundidade. Entre eles, o conceito de pluralidade humana merece destaque especial, não por entender que se trata do conceito político mais importante em Arendt, mas sim porque em essência, ele carrega todo o sentido e significado do seu pensamento político. Em Arendt, portanto, falar da política é, essencialmente, falar da pluralidade humana, uma vez que não há política sem o respeito a essa condição humana fundamental; a pluralidade humana é a condição de toda a vida política autêntica. A proposta deste artigo é analisar e discutir esse conceito no pensamento político de Arendt e destacar não apenas a sua importância para a política, mas também o motivo pelo qual ele merece ser defendido segundo os argumentos dessa autora.


Texto completo: PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Synesis está indexada em bases de dados, repositórios, diretórios, indexadores e portais, nacionais e internacionais, conforme a relação abaixo:

Logotipo do Crossref REDIB CiteFactor Diadorim Logotipo do Crossref Dialnet Academic Index Goldrush JournalTOCS Academic Journals Database Livre! www.scirus.com TroveEZBAcademic Index

* Proquest@, Ulrich's Periodicals Directory@ e EBSCO@ são bases de acesso restrito.



Consulte também:


Sherpa/Romeo JSTOR Scielo Redalyc Academic Journals Database Logotipo do Crossref Philosophy Documentation Center


Contadores estatísticos:



<

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License