Valores do jogo de xadrez para o ensino religioso

José Duarte de Barros Filho

Resumo


RESUMO: O jogo de xadrez, internacionalmente reconhecido na atualidade como ferramenta pedagógica de extraordinário valor tanto em escolas como universidades, é proposto como recurso didático para o Ensino Religioso, mais explicitamente o de concepção confessional católica e cristã, pois possui também um viés de cunho religioso, que pode ser explorado e que vai além dos benefícios tradicionalmente identificados como sendo trazidos pelo jogo (concentração, raciocínio, memória, etc...). Este viés religioso, que de forma lúdica abre espaço para a inserção de valores relativos à transcendência, ainda não foi devidamente valorizado ou formalmente elaborado, o que ressalta a originalidade e ineditismo da presente proposta. Os benefícios que podem advir daí são, em projeção, muito grandes, seja a nível escolar ou paroquial, pois facilitam, através do apelo do jogo mesmo, o diálogo das crianças e jovens com as ideias e valores próprios relativos ao âmbito espiritual. Como consequência, a proposta educativa especificamente religiosa é facilitada, valorizada e melhor entendida, ao colocar a um nível bem acessível de compreensão dos alunos os valores universais e espirituais.

 


Texto completo: PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Synesis está indexada em bases de dados, repositórios, diretórios, indexadores e portais, nacionais e internacionais, conforme a relação abaixo:

Logotipo do Crossref REDIB CiteFactor Diadorim Logotipo do Crossref Dialnet Academic Index Goldrush JournalTOCS Academic Journals Database Livre! www.scirus.com TroveEZBAcademic Index

* Proquest@, Ulrich's Periodicals Directory@ e EBSCO@ são bases de acesso restrito.



Consulte também:


Sherpa/Romeo JSTOR Scielo Redalyc Academic Journals Database Logotipo do Crossref Philosophy Documentation Center


Contadores estatísticos:



<

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License