A FORMA DE 'IDAH E SUAS LEIS DE ACORDO COM A PERSPECTIVA ISLÂMICA
PDF/A (English)

Palavras-chave

Perspectiva islâmica
Mulheres
Lei
Iddah

Como Citar

Abidin, N. N. Z. ., Daud, N. ., & Husin, S. N. M. binti S. . (2023). A FORMA DE ’IDAH E SUAS LEIS DE ACORDO COM A PERSPECTIVA ISLÂMICA. Lex Humana (ISSN 2175-0947), 16(1), 101–117. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/2870

Resumo

Todo casamento que é dissolvido por divórcio ou morte do cônjuge, é obrigatório que a esposa envolvida passe por um período denominado 'idah. A provisão deste período 'idah contém vários objectivos para garantir que o bem-estar das mulheres seja protegido durante todo o período, bem como para cumprir o maqasid da sharia em geral. Assim, a mudança dos tempos e do estilo de vida das mulheres hoje em dia que se concentram menos na implementação do 'idah tem causado confusão entre os muçulmanos, especialmente as mulheres na implementação do 'idah com base nas conclusões de estudos anteriores. Este estudo foi realizado para fornecer conhecimento e compreensão sobre a base da implementação do ‘idah em termos das diversas formas de duração do ‘idah, para que possa ser bem compreendido pela comunidade. Isto é importante para garantir que a Sharia Islâmica seja bem preservada e supere os problemas nas instituições familiares como resultado da urbanização. Através de uma abordagem qualitativa, este estudo utiliza fontes secundárias, como escrituras, estudos anteriores e livros relacionados. A utilização do método de análise documental é aplicada na análise do conteúdo ao mesmo tempo em que produz uma formulação que coincide com o objetivo do estudo. O debate sobre o período de 'idah e as leis da sua implementação é uma forma de conhecimento que deve ser dominada por todos os muçulmanos, especialmente na Malásia. Sem uma boa compreensão, a implementação da 'idah delineada no Islão tem o potencial de ser praticada sem cumprir os requisitos da syariah. Assim, espera-se que este estudo ajude a comunidade, especialmente as mulheres, a compreender melhor a base da implementação do ‘idah sem tomar como certo o propósito da sua shariat.

PDF/A (English)

Referências

Al-Asqalani, I.H. (1991). Fath al-Bari fi Syarh Sahih Bukhari. Beirut: Dar al-Fikr.

Al-Fatani. M.I.D (2017). Matla’ al-Badrain: Panduan Sempurna Ibadah Seorang Muslim. Pentashih: Tuan Haji Hasan bin Haji Ahmad. Susunan: Pejabat Mufti Wilayah Persekutuan. Karya Bestari.

Al-Juzairi, A.R. (1990). Al-Fiqh ‘ala al-Mazahib al-Arba’ah. Beirut: Dar al-Kutub al-‘Ilmiyyah.

Al-Khin, M., al-Bugha, M. & al-Sharbiji, A. (2012). Al-Fiqh al-Manhaji 'ala Madhhab al-Imam al-Shafi'i. Vol. 2. Beirut: Dar al-Shamiyyah.

Al-Qurtubi, A.A. (2010). Jami’ li Ahkam al-Quran. Tahqiq: Salim Mutofa al-Badri. Beirut: Dar al-Kutub al-‘Ilmiyyah.

Al-Syirbini, K. (2006). Mughni al-Muhtaj ila Ma'rifah Ma'ani Alfaz al-Minhaj. Ed. Ali Muhammad Mu'awwad and Adil Ahmad Abd al-Ma'bud. Vol. 6. Beirut: Dar al-Kutub al-‘Ilmiyyah.

Al-Zuhayli, W.. (2004). Al-Fiqh Al-Islami Wa Adillatuhu. Damsyiq: Dar al-Fikr.

Abdullah, W.N.W. (2014). Tafsir Maudhu’iy: Kekeluargaan. Kuala Lumpur: Dewan Bahasa dan Pustaka.

Mohamad, M. Z., Mujani, W. K., Rozali, E. A., Omar, S. H. S., Othman, M. S., Syed Ab. Rahman, S. M. A., . . . Hashim, J. (2014). The negative impact of religious pluralism on the islamic society in malaysia. Social Sciences (Pakistan), 9(3), 153-156. doi:10.3923/sscience.2014.153.156

Kahiruldin, W. M. K. F. W., Embong, A. H., & Anas, W. N. I. W. N. (2023). The Concept Of Al-Aql According To Islam And Its Role In Overcoming Gadget Addiction. Synesis (ISSN 1984-6754), 15(1), 152-165.

Ismail, D., Khairuldin, W. M. K. F. W., & Mohammad, M. (2014). Progress and Learning Problems of the Quran in j-QAF Program in Malaysia. Islamiyyat, 36(2), 57-66.

Embong, R., Hashim, R., Wan Yusoff, W. M., & Mohamad, M. Z. (2015). Holistic integrated curriculum and its theoretical framework: Implications for contemporary educational system. Social Sciences (Pakistan), 10(1), 31-40. doi:10.3923/sscience.2015.31.40

Khairuldin, W. M. K. F. W., Anas, W. N. I. W. N., Mohamad, M. Z., Embong, A. H., & Mokhtar, W. K. A. W. (2021). The role of Prophet Muhammad saw in educating children and its applications to prevent gadget addiction among children. International Journal of Early Childhood Special Education, 13(2), 718-722.

Hassan, S. A., & Khairuldin, W. M. K. F. W. (2020). Research Design Based on Fatwa Making Process: An Exploratory Study. International Journal of Higher Education, 9(6), 241-246.

Abd Wahaba, N., Kamarudina, M. K. A., Torimanc, M. E., Juahira, H., Atac, F. M., Ghazalid, A., ... & Hoef, L. I. (2022). The assessment of sedimentation and water quality status for river catchment management in Kenyir Lake Basin. Desalination and Water Treatment, 269, 93-105.

Ibn Katsir, I. U. (1987). Tafsir al-Quran al-‘Azhim. Beirut: Dar al-Makrifah.

Subramaniam, P., Ghazali, S.E. (2010). Psikologi Kehibaan. Penerbit Universiti Kebangsaan Malaysia.

Zainuddin, C. (2016). Tsalasa Quru’: Mempertimbangkan Kembali Argumen Fikih. Jurnal Nurani, 16 (1), 99 – 136.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Lex Humana (ISSN 2175-0947)

Downloads

Não há dados estatísticos.