Resumo
O artigo é dedicado a um dos problemas do jornalismo atual, que se torna mais relevante em períodos de mudanças sociopolíticas significativas na sociedade. Estamos a falar da influência sociocultural, dos seus principais factores e das condições para a sua regulação. Este problema é estudado por muitos investigadores nacionais e estrangeiros que registam a importância do jornalismo como instituição social em tempos de crise associados a acontecimentos globais na vida do país e da sociedade. Atualmente, esta situação é aguda na Ucrânia, devido à agressão russa, que provocou mudanças rápidas em muitos aspectos do desenvolvimento do país e da vida dos seus cidadãos. O objetivo do artigo é determinar os factores mais significativos da influência sociocultural no jornalismo, as suas causas, características e possíveis opções de regulamentação. A metodologia de investigação baseia-se numa abordagem interdisciplinar abrangente, que permite o estudo mais completo deste problema. Como resultado do trabalho efectuado, foram tiradas conclusões sobre as características da influência sociocultural no jornalismo durante o período de mudança do paradigma sociopolítico. A necessidade de determinar a natureza das influências, a sua dependência de vários aspectos da vida dos cidadãos e dos seus estados de espírito em relação aos acontecimentos em curso, a possível reação do jornalismo às exigências da sociedade é enfatizada. Foi estabelecido que a sociedade define efetivamente o tema atual, a direção do seu desenvolvimento num sentido ou noutro. O nível necessário de regulação pode ser alcançado através do profissionalismo jornalístico e do cumprimento do código de honra jornalístico, ou seja, uma análise objetiva da informação, uma compreensão do curso positivo do desenvolvimento do país, a utilização plena de todas as funções inerentes ao jornalismo, uma avaliação real do público potencial (não apenas pedidos pessoais de indivíduos, mas também a compreensão das necessidades de toda a sociedade), a fim de ajustar o conteúdo gerado.
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