Resumo
O atendimento presencial diário, a escuta direta e até mesmo um pilar no fortalecimento de crianças vítimas de violência sexual fazem com que as voluntárias se sintam como se tivessem vivenciado elas mesmas o evento traumático. O crescente sentimento de empatia faz com que os voluntários enfrentem situações que exigem uma força mental extraordinária. Nesta situação estressante, os voluntários são obrigados a formular maneiras de gerenciar a comunicação. Este estudo tem como objetivo examinar como os voluntários do Centro de Proteção a Mulheres e Crianças em Bandung gerenciam a comunicação ao lidar com crianças que sofreram violência sexual. A pesquisadora realizou uma análise aprofundada da autogestão, gestão interpessoal, gestão do sistema social e gestão de competências dos voluntários ao trabalhar com as vítimas. Esta pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa e método de estudo de caso para analisar dados de 12 informantes que são os voluntários envolvidos na organização. Esta pesquisa concluiu que os voluntários que receberam traumas de seus clientes a qualquer momento fizeram autogestão na forma de comunicação interpessoal para controlar o estresse. Os voluntários fazem a comunicação interpessoal com as crianças como seus clientes, bem como estabelecem simultaneamente a comunicação com outros voluntários. Os voluntários interagem e constroem relações interpessoais com as pessoas da instituição e aprimoram constantemente sua competência na gestão da comunicação.
Referências
Bauer, S., and D. Lim. "Effect of communication practices on volunteer organization identification and retention. ." Sustainability (Switzerland), 11(9), 2019: https://doi.org/10.3390/su11092467.
Blake, R., and E. Haroldsen. Taksonomi Konsep Komunikasi. . Papyrus, 2005.
Cho, H., Z. Wong, and W. Chiu. "The Effect of Volunteer Management on Intention to Continue Volunteering: A Mediating Role of Job Satisfaction of Volunteers." SAGE Open, 10(2). , 2020: https://doi.org/10.1177/2158244020920588.
Denzin, Norman K., and Yvonna S., Lincoln. Handbook of Qualitative Research. United States of America: Sage Publication Inc.,, 2018.
DeVito, J. A. The Interpersonal Communication Book (13th ed.). . US: Pearson Education, Inc., 2013.
Effendy, O. U. Ilmu komunikasi. Bandung : Rosdakarya., 2007.
Jones, S. M.,, and D. Bodie. Supportive Communication. In Interpersonal Communication . DeGruyter., 2014.
Kaye, M. Communication Management. Prentice Hall., 1994.
Moleong, Lexy J. " Metodologi Penelitian Kualitatif." Bandung: Penerbit PT Remaja Rosdakarya Offset, 2007.
Nelson, Jones, R. Teori dan Praktek Konseling dan Terapi. . Jakarta: Pustaka Pelajar, 2011.
Ozbay, F., D. C. Johnson, E. Dimoulas, C. A. Morgan, D. Charney, and S. Southwick. "Social support and resilience to stress: from neurobiology to clinical practice. Psychiatry." Psychiatry (Edgmont (Pa. : Township) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20806028%0Ahttp://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?artid=PMC2921311, 2007: 35–40.
Pearlman, L. A., & McKay, L. "Vicarious Trauma : What Can Managers Do?" Haeding Institue. , 2008: https://www.headington-institute.org/resource/vicarious-trauma-what-can-managers-do/.
Petronio, S. Boundaries of Privacy : Dialectics of Disclosure. NYC: State University of New York Press, 2002.
Pickett, G. Therapist in Distress : An Integrative Look at Burnout, Secondary Traumatic Stress and Vicarious Trauma. . USA: University of Missouri., 1998 .
Rakhmat, J. Psikologi Komunikasi. Bandung: PT Remaja Rosdakarya., 2013.
Raupp, J., and O. Hoffjann. "Understanding strategy in communication management." Journal of Communication Management, 16(2); https://doi.org/10.1108/13632541211217579, 2012: 146–161.
Rochim, M., and A. Damayani, N. A, & Bakti, I. Bajari. "Community-based disaster communication management." Jurnal Komunikasi: Malaysian Journal of Communication, 36(4), https://doi.org/10.17576/JKMJC-2020-3604-21, 2020: 339–350.
Saakvitne, K. W., H. Tennen, and G. Affleck. "Exploring Thriving in teh Context of Clinical Trauma Theory : ConstructivistSelf Development Theory-Thriving : Broadening the ParadigmBeyond Illness to Health." Journal of Social Issue, Summer, 1998: 1–19.
Salami, Fadhilah, M. Jannah, and Innayatillah. Vol. 8, No. 2, May 2020. 8(2)., 2020.
Sjafrizal, T. "Manajemen Komunikasi Pekerja Asing Di Indonesia Dalam Perspektif Matouschkanian Michael Kaye. ." Intelektiva : Jurnal Ekonomi,Sosial & Humaniora, 01(06),, 2020: 43–54.
Spitzberg, B. H. "Methods of Interpersonal Skill Assesment." In Handbook of Communication and Social Interaction Skill, by Green, & Burleson, 93–134. Lawrence Erlbaum Associates., 2003.
Starkman, M. N. "When Chilhood Trauma Meets Healing Relationship : Corrective Emotional Experience are Powerful Agents of Change. ." Psycology Today. https://www.psychologytoday.com/us/blog/call/201703/when-childhood-trauma-meets-healing-relationships?amp, 2017.
Trindade, L. C., S. M. G. M. Linhares, J. P. Vanrell, D. Godoy, J. C. A. Martins, and S. M. A. N. Barbas. "Sexual violence against children and vulnerability." Revista Da Associacao Medica Brasileira, 60, no. 1 (2014): 70–74.
Wolf, T. Managing a Nonprofit Organization. . USA: Prentice Hall Press, 1990.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Lex Humana (ISSN 2175-0947)