Sobre a Revista

História e Missão

Lex Humana, a revista do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Petrópolis, foi fundada em 2009 pelo Prof. Dr. Sergio Salles com o objetivo de publicar artigos de alta qualidade resultantes de pesquisas e investigações no campo das ciências sociais com foco principal no direito.

Nossa missão é ser um recurso essencial para a profissão jurídica e para os estudiosos do direito, tornando-se vital para a divulgação da pesquisa em ciências sociais aplicadas, especialmente aquelas relativas ao direito.

A revista está associada ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Católica de Petrópolis desde 2012.

De acordo com o resultado oficial do Qualis Periodicals 2017-2020 da CAPES, a Lex Humana recebeu uma nota B1, alcançando sua melhor nota desde sua criação em 2009.

 

Objetivos e Escopo


O principal objetivo da revista Lex Humana é publicar artigos de alta qualidade resultantes de pesquisas e investigações no campo das ciências sociais, com um foco principal no direito. Além disso, visa também ser a revista e um recurso essencial para a profissão jurídica e para os estudiosos do direito, divulgando pesquisas em ciências sociais aplicadas, especialmente aquelas relacionadas ao direito, e contribuindo para o avanço da bolsa de estudos jurídicos e para a disseminação do conhecimento nas ciências sociais.

O escopo da revista é claro e focado nos últimos desenvolvimentos e tendências dos estudos jurídicos e da ciência jurídica, garantindo que seus artigos sejam de interesse para um público global. 

A revista acolhe artigos das ciências humanas e sociais que contribuem efetivamente para uma visão interdisciplinar da complexa realidade na qual o direito e o direito estão inseridos. A revista está comprometida com o alcance e o impacto internacional e está indexada em vários bancos de dados internacionais.

Ao final dessa seção, o leitor encontra a área das ciências sociais com as suas subáreas de acordo com o CNPq/Brasil pertinentes aos objetivos e ao foco da revista Lex Humana.

Como a ciência jurídica depende de várias outras ciências para o avanço do conhecimento jurídico (tais como filosofia, sociologia, psicologia, economia, etc.), Lex Humana também acolhe como seu objetivo a publicação de artigos que são das ciências humanas e sociais comprometidas com estudos que contribuem efetivamente para um olhar interdisciplinar sobre a complexa realidade na qual o direito e o direito estão inseridos.

Os artigos não se limitam a qualquer método de pesquisa, metodologia ou estrutura teórica particular, mas devem ser baseados em análises rigorosas que apresentem conhecimentos novos e qualificados. Os manuscritos devem descrever cuidadosamente os métodos utilizados, e justificar sua adequação às questões de pesquisa que são colocadas no artigo.

A partir de 2017, a revista publica apenas artigos que são escritos por pelo menos um autor com doutorado. Os doutorandos podem enviar seus artigos assinando com seus orientadores. Qualquer exceção à regra é submetida ao Conselho Editorial da Lex Humana para ser avaliada com base nas justificações dos autores.

Estes artigos são submetidos a um processo de revisão dupla cega por especialistas na área, garantindo a qualidade e confiabilidade da pesquisa apresentada na revista.

A revista também tem se empenhado em promover o alcance e o impacto internacional desde o seu início. A Lex Humana é indexada em diversas bases de dados internacionais, o que aumenta sua visibilidade e amplia seu público leitor.

Além disso, a decisão da revista de publicar números trimestrais a partir de 2023 aumenta ainda mais seu potencial de impacto global e de divulgação de artigos de alta qualidade.

A revista tem diretrizes claras para os autores, um sistema eficaz de submissão on-line e políticas rigorosas para detectar plágio e o uso de LLMs, garantindo a consistência e o profissionalismo de seus artigos.

O compromisso da Lex Humana com a pesquisa de alta qualidade, revisão rigorosa por pares, um foco claro na bolsa de estudos jurídica e alcance e impacto internacional atendem aos critérios esperados para indexação em bancos de dados acadêmicos.

Como resultado, a Lex Humana tornou-se um importante recurso para a profissão jurídica, contribuindo para o avanço de estudos jurídicos e para a disseminação do conhecimento nas ciências sociais.

Áreas do Conhecimento - CNPq/Brazil

De acordo com a tabela do CNPq, Lex Humana está vinculada à área das ciências sociais com as seguintes sub-áreas:

6.00.00.00-7 Ciências Sociais Aplicadas
6.01.00.00-1 Direito
6.01.01.00-8 Teoria do Direito
6.01.01.01-6 Teoria Geral do Direito
6.01.01.02-4 Teoria Geral do Processo
6.01.01.03-2 Teoria do Estado
6.01.01.04-0 História do Direito
6.01.01.05-9 Filosofia do Direito
6.01.01.06-7 Lógica Jurídica
6.01.01.075 Sociologia Jurídica
6.01.01.08-3 Antropologia Jurídica
6.01.02.00-4 Direito Público
6.01.02.01-2 Direito Tributário
6.01.02.02-0 Direito Penal
6.01.02.03-9 Direito Processual Penal
6.01.02.04-7 Direito Processual Civil
6.01.02.05-5 Direito Constitucional
6.01.02.06-3 Direito Administrativo
6.01.02.07-1 Direito Internacional Público
6.01.03.00-0 Direito Privado
6.01.03.01-9 Direito Civil
6.01.03.02-7 Direito Comercial
6.01.03.03-5 Direito do Trabalho
6.01.03.04-3 Direito Internacional Privado
6.01.04.00-7 Direitos Especiais

Isenção de Responsabilidade

A Universidade Católica de Petrópolis (UCP), como editora da Lex Humana, faz todos os esforços para garantir a publicação de artigos de qualidade que cumpram com as políticas aqui publicadas e as diretrizes aos autores.

Entretanto, a editora e nossos agentes (incluindo o editor, qualquer membro da equipe editorial ou do conselho editorial, e quaisquer editores convidados), e nossos licenciadores não fazem representações ou garantias quanto à precisão, integridade ou adequação a qualquer propósito do Conteúdo.

Quaisquer opiniões e pontos de vista expressos nesta publicação são opiniões e pontos de vista dos autores e não são opiniões ou endossos da UniLaSalle ou de seu conselho editorial e pessoal.

A exatidão do conteúdo publicado não deve ser confiada e deve ser verificada independentemente com fontes primárias de informação.

A UCP, assim como seus funcionários ou agentes da Lex Humana não serão responsáveis por quaisquer perdas, ações, reclamações, processos, demandas, custos, despesas, danos e outras responsabilidades de qualquer natureza ou de qualquer forma que tenham sido causadas direta ou indiretamente em conexão com, em relação a, ou decorrentes do uso do conteúdo publicado.