A democracia efetivada através do processo civil
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Palavras-chave
Democracia
Judiciário e democracia
Processo Civil e democracia.

How to Cite

Thamay, R. F. K. (2012). A democracia efetivada através do processo civil. Lex Humana (ISSN 2175-0947), 3(2), 77–104. Retrieved from https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/176

Abstract

Nossa sociedade, assim como as demais, busca freqüentemente a implantação da efetiva democracia, que foi apregoada na Carta Magna de 1988, sendo uma incessante pretensão dos cidadãos e juristas a obtenção de um resultado democrático.

O que se vê, veridicamente, em nosso país é que obtivemos uma democracia apenas escrita, que está taxada, mas que na prática nunca se fez presente, o que se torna uma grande frustração. Talvez em decorrência do Poder eleito como produtor dessa democracia, o Legislativo, que efetivamente nunca conseguiu esse desiderato.

Para que essa pretensa democracia se instale torna-se necessário que outro Poder seja o fiador dessa aplicação, aqui entra o Judiciário por ser um Poder, até mesmo, menos parcial. Esse Poder poderá conseguir a tão sonhada implantação da democracia, mas para isso dependerá de um meio eficaz, idôneo e participativo, do qual chamamos de Processo.

É através do Processo Civil que poderemos efetivar a implementação da democracia através da participação do cidadão através do Processo, que chegará as mãos do Judiciário podendo dar guarida à dita implementação, através do seu critério de retidão e de seriedade, características que são naturais a esse Poder que mereceu, merece e merecerá sempre o respeito de nossos cidadãos e juristas.
PDF (Português (Brasil))

Downloads

Download data is not yet available.