LINGUAGEM: SUPERANDO LIMITES E CRIANDO POSSIBILIDADES

Authors

  • Jane do Carmo Machado

Abstract

O presente artigo configura-se como uma breve reflexão em torno dos limites e das possibilidades de manutenção, ampliação e qualificação do patrimônio linguístico dos alunos na escola. Nesse sentido, é preciso pensar a escola como um espaço que privilegia o aumento desse patrimônio linguístico de forma organizada, planejada e com objetivos de desenvolvimento bem definidos. Para tanto, o professor surge como o sujeito experiente e capaz de fomentar práticas e atividades pedagógicas, usando estratégias, recursos e técnicas que viabilizam a aprendizagem e a apreensão dos conteúdos curriculares por meio da linguagem escrita e oral a partir de um processo que vai muito além da decodificação do código linguístico e chega à compreensão do que está sendo apresentado, bem como à construção de sentidos bastante pessoais e subjetivos. Para fundamentar tal abordagem e o tratamento dado à linguagem como importante instrumento de poder e emancipação social de alunos e de professores, utilizaram-se, especialmente, as contribuições de Kleiman, Lerner, Soares e Rangel.

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